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Prêmio PIPA divulga nome dos artistas vencedores da edição 2017 +

O Prêmio PIPA 2017 divulga o nome do artista vencedor do Júri de Premiação 2017, composto por Luiz Camillo Osorio, Fernando Cocchiarale, Consuelo Bassanesi, Leda Catunda e Marcelo Campos, e o artista escolhido pelos visitantes da exposição para receber o PIPA Voto Popular Exposição. O evento foi realizado em 18/11 no MAM-Rio, onde também acontece a Exposição dos Finalistas, em cartaz até 26/11/17.

A grande vencedora do Prêmio PIPA 2017 é a artista brasiliense Bárbara Wagner. Ela receberá uma doação financeira e uma participação de três meses em um programa de residência artística da Residency Unlimited, em Nova York, em 2018, em torno do valor do prêmio R$130 mil. Como vencedora, a artista também doará uma obra para o Instituto PIPA.

Bárbara apresenta trabalhos que repensam duas danças típicas do Carnaval pernambucano, o frevo e o maracatu nação. Realizada em parceria com Benjamin de Burca, “Faz que Vai” mostra em vídeo e fotografias a combinação de movimentos do frevo e de danças pop nas performances de quatro bailarinos. E em “A Corte”, retrata integrantes de um grupo de maracatu de Recife momentos antes de desfilarem no Carnaval.

Bárbara Wagner nasceu em Brasília em 1980 e vive e trabalha em Recife. Desde 2011, trabalha em colaboração com o artista Benjamin de Burca (Munique, 1975), com quem participou do 33º e 35º Panorama de Arte Brasileira (São Paulo, Brasil), da 4ª Bienal do Oceano Índico (La Réunion, França), da 36ª EVA International (Limerick, Irlanda), da 5ª edição do Prêmio Marcantonio Vilaça, da 32ª Bienal de São Paulo (São Paulo, Brasil), do 5º Skulptur Projekte Münster e do 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil.

Já o Vencedor Pipa Voto Popular Exposição é o artista paraense Éder Oliveira. Como o mais votado pelo público ao longo da exposição dos finalistas do Prêmio PIPA, Éder recebeu 643 votos de um total de 1.807 durante o período de votação entre 23/09/17 e 05/1117. O artista receberá uma doação financeira totalizando R$ 24 mil e doará uma obra para o Instituto PIPA.

Éder Oliveira nasceu em Timboteua (Pará), em 1983. Licenciado em Educação Artística, desenvolve sua produção na relação entre os temas retrato, identidade, marginalização e violência na Amazônia, tendo como fonte primária de pesquisa a observação social e as páginas policiais de jornais impressos em Belém. Trabalha em suportes como óleos, intervenções, site-specific e objetos. Suas exposições individuais recentes foram “Pintura – ou a Fotografia como Violência” (Fundação Clóvis Salgado, Belo Horizonte, 2017; Kunsthalle Lingen, Alemanha, 2016), “Você é a Seta” (Periscópio, Belo Horizonte, 2016) e “Páginas Vermelhas” (Blau Projects, São Paulo, 2015).

Morre o artista polonês Frans Krajcberg aos 96 anos +

Morre o artista plástico polonês Frans Krajcberg, aos 96 anos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada. Seu corpo foi cremado nesta quinta-feira (16/11) e suas cinzas serão enviadas para o sul da Bahia, para o Sítio Natura, em Nova Viçosa onde o artista plástico morava.

Escultor, pintor, gravador e fotógrafo, Krajcberg estudou engenharia na Universidade de Leningrado. Na Segunda Guerra Mundial, perdeu toda sua família no Holocausto e se mudou para Alemanha, onde foi aluno da Academia de Belas Artes de Stuttgart.

Em 1948 chegou ao Brasil e morou no Paraná e no Rio, onde passou a dividir um ateliê com o escultor Franz Weissmann (1911-2005), a partir de 1956. Na década de 1970, escolheu a Bahia para morar. Engajado ao longo de toda a carreira, ele denunciou os crimes ambientais no país, as devastações das florestas brasileiras, queimadas, exploração de minérios e o desmatamento da Amazônia.

Krajcberg ficou conhecido por suas esculturas feitas de troncos de árvores e raízes queimadas por incêndios destrutivos. “Há, evidentemente, no meu trabalho reminiscências culturais, reminiscências de guerra, que emergem do meu subconsciente”, disse o artista.

Mapa das Artes divulga selecionados do 9º Salão dos Artistas Sem Galeria +

A 9ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo impresso e pelo portal Mapa das Artes (www.mapadasartes.com.br), divulgou os nomes dos dez artistas selecionados. São eles: Angela od (RJ), Caio Pacela (SP/RJ), Renata Pelegrini (SP), Mercedes Lachmann (RJ), João GG (RS/SP), João Galera (PR/SP), David Almeida (DF/SP), Élcio Miazaki (SP), Sonia Dias (SP) e Yoko Nishio (RJ). Os artistas foram escolhidos pelo júri formado por Fernanda Resstom (Galeria Central), Nathalia Lavigne (curadora independente) e Renata Castro e Silva (Galeria Carbono). Os dez artistas participação de duas mostras coletivas simultâneas em São Paulo, nas galerias Sancovsky e Zipper, entre 15/1 e 24/2; e na Orlando Lemos Galeria de Arte, em Nova Lima (MG), entre 10/3 e 20/4/18. Ao final das mostras em São Paulo, um dos artistas receberá um prêmio de R$ 1.000,00.

Tamar Guimarães, Clarissa Tossin, Clara Ianni e outras brasileiras no exterior +

Ana Maria Tavares, André Komatsu, Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, Artur Barrio, Carmela Gross, Cildo Meireles, Detanico & Lain, Emmanuel Nassar, Hélio Oiticica, Iran do Espírito Santo, Jac Leirner, Leonor Antunes, Letícia Ramos, Lydia Okumura, Marepe, Mauro Restiffe, Nelson Felix, Nicolás Robbio, Paulo Nazareth, Rosângela Rennó, Tamar Guimarães, Tunga e Waltercio Caldas participam da mostra coletiva “Potência e Adversidade: Arte da América Latina nas Coleções em Portugal”, uma curadoria da luso-brasileira Marta Mestre em cartaz no Pavilhão Branco e Pavilhão Preto, em Lisboa, entre 12/11/2017 e 7/1/2018.
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A mineira Marilá Dardot (Galeria Vermelho) participa da mostra “Tensão & Conflito. Arte em Vídeo Após 2008”, em cartaz no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, entre 13/9 e 13/3/2018. Dardot participa ainda da coletiva “Everyday Poetics” no Seattle Art Museum, em Seattle (EUA), entre 18/11 e 17/6/2018.
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O paulistano Lucas Simões (Casa Triângulo) participa da mostra coletiva “A Thousand Roaring Beasts: Display Devices for a Critical Modernity”, no Centro Andaluz de Arte Contemporáneo, em Sevilha, na Espanha, até 4/3/2018. Obras de Simões também estão na coletiva “Politics of Dreams”, na Fondation Hippocrène, em Paris, entre 12/10 e 16/12/17.
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Sandra Cinto (Casa Triângulo) realiza mostra individual no CAC (Contemporary Arts Center), em Cincinnati (EUA), entre 8/10 e 24/7/2018.
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Rommulo Vieira da Conceição (Casa Triângulo) tem obras na mostra “Axé Bahia: The Power of Art in an Afro-Brazilian Metropolis”, com curadoria de Patrick A. Polk, no
Fowler Museum da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), entre 24/9 e 15/4/2018.
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Felipe Seixas, Nicolas Róbbio e Regina Silveira são os artistas brasileiros selecionados na grande mostra coletiva “Hágase la Luz”, que a Fundação Art Nexus realiza em Bogotá, na Colômbia, entre 28/10 e 25/11. A mostra apresenta ainda obras de Adriana Duque, Adriana Marmorek, Adriana Salazar, Alfredo Jaar, Álvaro Barrios, Ana Adarve, Ariel Orozco, Augusto Ballardo, Benjamín Ossa, Camilo Matiz, Christian Wloch, Glenda León, Gonzalo Fuenmayor, Graciela Sacco, Horacio Zabala, Ícaro Zorbar, Iván Navarro, Jessica Mitrani, José Antonio Hernández-Díez, Juan Mejía, Karina Peisajovich, Lina Espinosa, Leo Castañeda, Manuel Calderón, Mariana Villafañe, Monika Bravo, Pablo Posada, Paula Rivas, Rubén Volovitz, Simón Uribe, Teresa Serrano, Tomás Espina e Voluspa Jarpa.
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A 14ª Bienal de Yogyakarta (Jogja Biennale Equator 2017), na Indonésia, recebe obras dos artistas brasileiros Cinthia Marcelle & Thiago Mata Macahdo, Clara Ianni, Daniel Lie, Deyson Gilbert, Ícaro Lira, Jonathas Andrade, Letícia Ramos, Lourival Cuquinha, Rodrigo Braga, Virginia de Medeiros, Waleria Americo e Yuri Firmeza. Esta é a sua 4ª edição em que o evento realiza intercâmbio de países na região equatorial do mundo e o escolhido foi o Brasil. Para esta edição, os artistas Daniel Lie, Rodrigo Braga, Yuri Firmeza e Lourival Cuquinha realizaram uma residência no país de dois meses. A bienal fica em cartaz até 10/12.
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O artista mineiro Paulo Nazareth (Mendes Wood DM) está com obras no exterior na mostra coletiva “Field Guide”, no Remai Modern, em Saskatoon, no Canadá até 25/2/18. Ao lado de Runo Lagomarsino, tem obras na mostra “Prospect 4: The Lotus in Spit of the Swamp”, no Nasher Museum of Art, na Duke University, em Nova Orleans (EUA), entre 18/11/17 e 25/2/18.
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Paulo Nimer Pjota (Mendes Wood DM) participa da mostra coletiva “Forever Never Comes - Metabolismo del Tempo”, no Museo Archeologico e d'Arte della Maremma, em Grosseto, na Itália, até 26/1/2018. Pjota participa também da mostra “Painting or Not”, no The Kaviar factory, em Lofoten, na Noruega, até 1/1/2018.
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A artista mineira Solange Pessoa ((Mendes Wood DM) participa do projeto “KölnSkulptur #9”, na cidade alemão de Köln, até 10/7/2019.
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A artista carioca Anna Bella Geiger participa de três mostras coletivas no exterior. No espaço La Casa Endendida, em Madri, está na mostra “Geografia Física y Humana” (até7/1/2018). Na Tate Modern, em Londres, está na mostra “A View From Buenos Aires”. Também tem obras nos EUA, na mostra "Radical Women: Latin American Art, 1960-1985", no Hammer Museum, em Los Angeles. A mostra apresenta cerca de 260 obras (fotografias, vídeos, técnicas mistas e experimentações) produzidas por mais de cem artistas de 15 países. Entre as selecionadas estão ainda Iole de Freitas, Vera Chaves Barcellos, Neide Sá, Claudia Andujar, Carmela Gross, Martha Araújo, Regina Vater, Ana Vitória Mussi, Lygia Clark, Anna Bella Geiger, Leticia Parente, Regina Silveira, Anna Maria Maiolino, Lygia Pape, Ana Mendieta, Liliana Porter, Marta Minujín, Zilia Sánchez e Feliza Bursztyn, A mostra acontece no Hammer Museum, em Los Angeles, entre 15/9 e 31/12, e depois segue para o Brooklyn Museum, em Nova York, entre 13/4 e 29/7/2018.
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Waldemar Cordeiro, (Luciana Brito Galeria de Arte) tem obras selecionadas na mostra “Thinking Machines: Art and Design in the Computer Age”, no MoMA de Nova York entre 13/11/2017 e 8/4/2018.
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O artista mineiro Éder Santos (Luciana Brito Galeria de Arte) participa da mostra “Hunger for the Absolute: Land in Anguish at 50”, na Tate Modern, em Londres, a partir de 9/11.
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Geraldo de Barros (Luciana Brito Galeria de Arte) tem obras na mostra “A Tale of Two Wprlds”, no Museum für Moderne Kunst, em Frankfurt, na Alemanha, entre 25/11 e 2/4/2018.
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O artista plástico paulistano Eli Sudbrak (Casa Triângulo e Dotart) inaugura sua primeira mostra individual no MATE (Museu Mario Testino), em Lima, no Peru, em 27/10. as obras que estarão no pátio externo do museu revelam os desenvolvimentos mais recentes em sua prática artística. Como em projetos anteriores, o título da exposição: “Abstracto Viajero Andinos Fetichizados” é uma derivação da sigla do pseudônimo do artista: avaf. A mostra vai até 1/4/2018.
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O carioca José Damasceno (Galeria Millan) está na coletiva “Turbulências”, no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, em Lisboa, até 3/12.
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Henrique Oliveira (Galeria Millan) tem obras na mostra coletiva “From the Cavern to the Moon”, no Centro Pecci, em Prato, na Itália, até 18/01/2018.
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Artur Barrio (Galeria Millan) participa da mostra coletiva “Delirious - Art at the Limit of Reason”, no Metropolitan Museum, em Nova York, até 14/1/2018. Também está na mostra “Memories of Underdevelopment”, no Museum of Contemporary Art of San Diego, na Califórnia, até 21;01/2018. Junto com obras de Nelson Félix e de Tunga, Barrio se apresenta na mostra “Potência e Adversidade - Arte da América Latina nas Coleções em Portugal”, no Pavilhão Branco e Pavilhão Preto, em Lisboa, entre 12/11/2017 e 7/1/2018. Ao lado de Lenora de Barros, Barrio participa da mostra “A Tale of Two Worlds. Experimental Latin American Art in Dialogue with the MMK Collection 1940s-1980s”, no MMK - Museum of Modern Art, em Frankfurt, na Alemanha, entre 25/11 e 2/4/2018.
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Cinthia Marcelle (Galeria Vermelho) participa da mostra coletiva “Lección de Arte”, no Museo Thyssen-Bornemisza, em Madri (Espanha), entre 7/11 e 28/1/2018.
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Clara Ianni (Galeria Vermelho) tem obras na mostra “Gotong Royong: Things We Do Together”, no Centre for Contemporary Art at Ujazdowski Castle, em Varsóvia, na Polônia, entre 19/10 e 4/1/2018.
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O artista plástico pernambucano Paulo Bruscky (Galeria Nara Roesler) participa do projeto “L’Oeil Écoute”, no Centro Georges Pompidou, em Paris, que propõe reflexões sobre a arte moderna a partir do diálogo entre obras do acervo permanente e de artistas convidados. Nesta edição, o projeto explora as relações entre arte, música e poesia, traçando um paralelo entre as produções de artistas como Picasso e Brancusi e a música de Erik Satie e os Balés Russos. Nas áreas dedicadas a Bruscky, serão exibidos trabalhos fundamentais de poesia visual e sonora, arte correio e performance desenvolvidos ao longo de sua carreira. Obras como Poema Processo, de 1970 e Silence - Homage to John Cage, de 1993, dividem ainda o espaço com trabalhos raros de Vicente do Rego Monteiro (de 18/10 a 9/4/2018).
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A dupla Gisela Motta e Leandro Lima (Galeria Vermelho) realizam a mostra “synchroniCITIES: SP-BXL” na Embaixada do Brasil em Bruxelas, na Bélgica, entre 25/10 3 23/11.
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Marcelo Cidade (Galeria Vermelho) participa da mostra “Monumento, Anti-Monumentos y Nueva Escultura Pública” no Museu Universitário el Chopo, na Cidade do México, entre 25/10 e 7/1/2018.
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O fotógrafo paulistano Caio Reisewitz participa da mostra “Library of Love” no Cincinatti Contemporary Arts Center, em Ohio (EUA) até 5/8/2018.
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Cinthia Marcelle e Tiago Mata Machado participam da 5ª Biennale de Lubumbashi (“Rencontres Picha”), no Musée National de Lubumbashi, no Congo, entre 7/10 e 15/4/2018.
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A artista paulistana Lucia Koch (Galeria Vermelho) participa da mostra “Learning From Latin America: Art Architecture and Visions of Modernism”, na Los Angeles Municipal Art Gallery, entre 10/9 e 27/1/2018.
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“José Leonilson: Empty Man”, em cartaz na Americas Society, em Nova York, até 3/2/2018, é a primeira mostra retrospectiva do artista cearense, ícone da produção brasileira de arte contemporânea a partir dos anos 80 e que morreu em 1993, vitimado pela Aids. A mostra exibe cerca de 50 pinturas, desenhos e bordados. A mostra tem curadoria de Cecilia Brunson, Gabriela Rangel e Susanna V. Temkin. O catálogo desenhado por Garrick Gott traz textos dos curadores e também de Jenni Sorkin (University of California at Santa Barbara), Luis Enrique Pérez Oramas (curador independente) e Yuji Kawasima (Universidad Complutense de Madrid).
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A artista mineira Mabe Bethônico participa da 9ª Bienal de Arte Contemporânea de Ottignies-Louvain-la-Neuve, na França, até 10/12/2017.
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A dupla Detanico Lain participa da mostra “Flatland / Abstractions Narratives #2”, no Mudan, em Luxemburgo, entre 7/10 e 15/4/2018. Também está presente na mostra “Manipulate the World”, no Moderna Museet, em Estocolmo, na Suécia, entre 21/10 e 21/1/2018.
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Paulo Bruscky, Mario Ramiro, Hudinilson Jr., Gabriel Borba, Mário Ishikawa e Letícia Parente participam da mostra “Xerografia: Copyart in Brazil, 1970–1990”, que acontece na Robert and Karen Hoehn Family Galleries, na Universidade de San Diego, na Califórnia, entre 15/9 e 16/12/17. Curadoria de Erin Aldana. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.
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O mineiro Cao Guimarães (Galeria Nara Roesler) participa da coletiva “Jaguar and Electric Eels”, na Julia Sroschek Collection, em Berlim, na Alemanha, entre 4/2 e 26/11; da mostra “Eye”, em Amsterdã, na Holanda, entre 16/9 e 3/12.
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Tamar Guimarães, Carla Zaccagnini e Runo Lagomarsino apresentam obras na mostra coletiva “A Universal History of Infamy”, no Los Angeles County Museum of Art (LACMA), e no 18th Street Arts Center, ambos em Los Angeles (EUA), entre 20/8 e 18/2/2018. Zaccagnini A artista paulistana terá ainda obras expostas no MAK Center for Art and Architecture, entre 9/9 e 14/1/2018, e na mostra “How to Read El Pato Pascual: Disney’s Latin America and Latin America’s Disney”, na Schindler House, em West Hollywood, entre 9/9 e 14/1/2018. As mostras fazem parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.
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Rafael Assef, Dora Longo Bahia, Rodrigo Braga, Lia Chaia, Carmela Gross, Cinthia Marcelle, Odires Mlászlo, Marcelo Moscheta, Rosangela Rennó e Ana Maria Tavares (Galeria Vermelho), Caio Reisewitz, Regina Silveira, Rochelle Costi (Luciana Brito Galeria), Laura Lima, Marcius Galan, Marepe, Cildo Meireles, Pedro Motta (Luisa Strina), Albano Afonso, Nazareth Pacheco e Sandra Cinto (Casa Triângulo), Felipe Cohen, Lenora de Barros, José Damsceno, Tunga (Galeria Millan) e Keila Alaver participam da mostra “Past/Future/Present: Contemporary Brazilian Art from the Museum of Modern Art”, no Phoenix Museum, em Arizona (EUA), entre 1/9 e 31/12/17. Curadoria de Vanessa K. Davidson e Cauê Alves A exposição será a primeira grande apresentação de obras da coleção do Museu de Arte Moderna, São Paulo (MAM-SP), nos EUA.
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Eduardo Abaroa, Jonathas de Andrade, Leonor Antunes, Alexander Apóstol, Alexandre Arrechea, Ramiro Chaves, Felipe Dulzaides, Carlos Garaicoa, Terence Gower, Tamar Guimarães, Lucia Koch, Runo Lagomarsino, Renata Lucas, Lais Myrrha, Manuel Piña, Mauro Restiffe, Beto Shwafaty, Melanie Smith, Tercerunquinto, Clarissa Tossin e Héctor Zamora participam da mostra “Condemned To Be Modern” no LAMAG (Los Angeles Municipal Art Gallery). A mostra tem curadoria de Clara Kim (que é uma das senior curators da Tate) e acontece entre 10/9 e 28/1/2018. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana. http://www.lamag.org/
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Alice Miceli (Galeria Nara Roesler) participa da mostra coletiva “The Materiality of the Invisible”, na Jan van Eyck Academie, em Maastricht, na Holanda, entre 30/8 e 26/11.
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Mauro Restiffe (Fortes D’Aloia & Gabriel) participa da coletiva “Doubles, Dobros, Pliegues, Pares, Twins, Mitades”, que acontece na The Warehouse, em Dallas, nos EUA, entre 10/7 e 29/12/17.
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Tamar Guimarães participa no LACMA (Los Angeles County Museum of Art) da mostra “A Universal History of Infamy”, em que apresenta um novo vídeo. A mostra segue até fevereiro de 2018. http://www.lacma.org/art/exhibition/universal-history-infamy
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Clara Ianni e Debora Maria da Silva participam da mostra “Talking to Action: Art Pedagogy, and Activism in the AmericasVirtues of Disparity”, que acontece na Ben Maltz Gallery at Otis College of Art and Design, em Los Angeles, entre 17/9 e 10/12. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.
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Gisela Motta & Leandro Lima, Claudia Andujar, Cinthia Marcelle, Cao Guimarães e Berna Reale participam da mostra “Video Art in Latin America”, no LA><ART, em Los Angeles, entre 16/9 e 16/12/17. Curadoria de Glenn Phillips e Elena Shtromberg. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.
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Lygia Pape, Hélio Oiticica, Antonio Dias, Cildo Meireles, Regina Silveira e Thomas Farkas participam da mostra coletiva “Memories of Underdevelopment”, que acontece no Museum of Contemporary Art, em San Diego, entre 17/9 e 21/1/2018. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.
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Abraham Palatnik (Galeria Nara Roesler) tem obras na mostra “Kinesthesia: Latin American Kinetic Art, 1954–1969”, no Palm Springs Art Museum, na California, entre 26/8 e 15/1/2018. Curadoria de Dan Cameron. Palatnik terá obras ainda na mostra coletiva “On the Affective Nature of Form”, no museu Reina Sofia, em Madri, até 16/10; e na mostra “Delirious: Art at the Limits of Reason, 1950-1980”, no Met Breuer, em Nova York, entre 13/9 e 14/1/2018.
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Clarissa Tossin (Galeria Luisa Strina) participa da coletiva “Baggage Claims”, coletiva com curadoria de Ginger Duggan e Judy Fox em cartaz no Orlando Museum of Art (Orlando, EUA), entre 15/9 e 31/12/17. Tossin tem obtras ainda na mostra “Mundos Alternos Art and Science Fiction in the Americas”, coletiva com curadoria de Tyler Stallings, Joanna Szupinska-Myers e Robb Hernández no California Museum of Photography (Riverside, EUA), entre 16/9 e 4/2/18. Nesta última participam ainda ADÁL , AZTLAN Dance Company , Guillermo Bert , Erica Bohm , Tania Candiani , Beatriz Cortez , Claudio Dicochea, Faivovich & Goldberg, Sofía Gallisá Muriente , Guillermo Gómez-Peña / La Pocha Nostra , La Gravedad de los Asuntos, Hector Hernandez, Gyula Kosice, LA VATOCOSMICO c-s, Robert “Cyclona” Legorreta, Chico MacMurtrie / Amorphic Robot Works, Marion Martinez, MASA—MeChicano Alliance of Space Artists, Jillian Mayer, Mundo Meza, Irvin Morazán, Glexis Novoa, Rubén Ortiz Torres, Rigo 23, Alex Rivera, Carmelita Tropicana, Luis Valderas, Ricardo Valverde, José Luis Vargas e Simón Vega.
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A artista amazonense Rodrigo Braga (Galeria Vermelho) participa da coletiva “Visions of Nature” no museu Kunst Haus Wuien, em Viena (Áustria), entre 13/9 e 18/2/2018.
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“Carmela Gross: The Photographer” é mostra individual no Kunsthalle Bratislava, na Eslováquia, entre 14/09 e 26/11. A artista participa ainda da mostra “On Anam. Where are We Going?”, no Es Baluard Museu d'Art Modern i Contemporani, em Palma de Mallorca, na Espanha, entre 10/11 e 1/3//2018.
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Mostra “Trazas Simultáneas” apresenta criações de Claudia Andujar, Gisela Motta e Leandro Lima, Fabio Morais e Rosângela Rennó no Espacio Cultural de la Embajada del Brasil, em Buenos Aires, entre 6/9 e 15/12.
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Marcelo Cidade (Galeria Vermelho) participa da mostra “Sonic Rebellion: Music as Resistance” no Museum of Contemporary Art Detroit (MOCAD), em Detroit, no EUA, entre 8/9 e 7/1/2018.
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O Museum of Contemporary Art de Los Angeles (moca.org) realiza entre 16/9 e 31/12 a maior retrospectiva da artista plástica ítalo-brasileira Anna Maria Maiolino já realizada fora do Brasil. Serão apresentadas pinturas, desenhos, esculturas, vídeos, performances e instalações realizadas desde os anos 60, que trabalham com questões intimistas, mas também artísticas e políticas. A curadoria é de Bryan Barcena e Helen Molesworth.
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Ernesto Neto, Rivane Neuenschwander e Daniel Steegmann Mangrané participam da 14ª Biennale de Lyon, na França, entre 20/9 e 7/1/2018. Mangrané participa ainda da mostra “Uma Folha Translúcida no Lugar da Boca”, entre 30/9 e 7/1/2018, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, na cidade do Porto, em Portugal.
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O artista Ivan Grilo (Casa Triângulo e Luciana Caravello Galeria) participa na primeira Bienal de Arte Contemporânea na América do Sul - Bienalsur, na cidade de Buenos Aires, entre setembro e dezembro de 2017. A mostra tem lugar em 32 cidades, em 16 países, reunindo artistas que atuam em diferentes formatos, desde imagens pictóricas tradicionais até instalações, através de documentários, com a particularidade de interconectar os 84 espaços dedicados a exposições em todo o mundo. No dia 10/9, Ivan Grilo inaugura a exposição “La Mirada del Abrazo”, no CCMHC – Centro Cultural de la Memoria Haroldo Conti.
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Anna Maria Maiolino, Cildo Meireles e Lygia Pape participam da 14ª Bienal de Lyon, na França, cujo tema é “Mondes Flotantes” (Mundos Flutuantes. A mostra tem curadoria de Thierry Raspail e Emma Lavigne e acontece no L’Institut d’Art Contemporain entre 20/9 e 7/1/2018.
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A obra "Poema" (1979), da artista paulistana Lenora de Barros (Galeria Millan), ilustra a capa do catálogo da mostra "Radical Women: Latin American Art, 1960-1985" e também a fachada principal do Hammer Museum, em Los Angeles. A mostra apresenta cerca de 260 obras (fotografias, vídeos, técnicas mistas e experimentações) produzidas por mais de cem artistas de 15 países. Entre as selecionadas estão ainda Iole de Freitas, Vera Chaves Barcellos, Neide Sá, Claudia Andujar, Carmela Gross, Martha Araújo, Regina Vater, Ana Vitória Mussi, Lygia Clark, Anna Bella Geiger, Leticia Parente, Regina Silveira, Anna Maria Maiolino, Lygia Pape, Ana Mendieta, Liliana Porter, Marta Minujín, Zilia Sánchez e Feliza Bursztyn, A mostra acontece no Hammer Museum, em Los Angeles, entre 15/9 e 31/12, e depois segue para o Brooklyn Museum, em Nova York, entre 13/4 e 29/7/2018. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.
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Berna Reale (Nara Roesler), Cao Guimarães (Nara Roesler), Rivane Neuenschwander (Fortes D’Aloia & Gabriel), Maria Laet (A Gentil Carioca) e Regina Silveira (Luciana Brito) participam da mostra “Video Art in Latin America”, no Laxart, em Los Angeles (EUA), entre 16/9 a 16/12/17. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana. A mostra tem curadoria de Glenn Phillips e Elena Shtromberge e busca examinar as realizações inovadoras e as tendências existentes na videoarte latino-americana desde a década de 1960 até hoje
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O artista carioca Ricardo Basbaum (A Gentil Carioca e Galeria Jaqueline Martins) figura na mostra coletiva “We Are Here - I Am You”, curadoria de José Esparza Chong Cuy, em cartaz no MCA - Museum of Contemporary Art Chicago, nos EUA, entre 19/8 e 1/4/2018.
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O grupo performático e multimídia carioca Opavivará foi selecionado para a mostra coletiva “Continua Sphéres Ensemble”, direção artística de José Manuel Gonçalves no 104 Cent Quatre Paris, na capital francesa, entre 16/9 e 19/11. A turnê mundial do grupo carioca prossegue ainda pela Alemanha, na mostra “Duet With Artists”, curadoria de Stefanie Kreuzer no Belvedere Museum (Viena, Áustria, de 27/9 a 4/2/2018; belvedere.at/).
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Laura Lima (Galeria Luisa Strina e A Gentil Carioca) está na mostra coletiva “Past/Future/Present: Contemporary Brazilian Art from the Museum of Modern Art, São Paulo”, uma curadoria de Vanessa K. Davidson e Cauê Alves no Phoenix Art Museum, nos EUA, entre 1/9 e 31/12. phxart.org. Também figura na coletiva “Illusion and Revelation”, curadora de Ernst Caramelle no Bonnefanten Museum, em Maastricht, na Holanda, até 27/11. www.bonnefanten.nl.
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A artista carioca Rosana Palazyan participa da primeira edição da mostra Standart - Triennial of Contemporary Art, na Armenia. A mostra “The Mount Analogue” tem conceito e curadoria de Adelina Cüberyan von Fürstenberg e assistência do curador Ruben Arevshatyan e acontece entre 20/7 e 31/12/17 nas cidades de Yerevan, Gyumri, Sevan e Kapan. O nome da Trienal é inspirado pela revista armênia de vanguarda Standard, publicada em 1924, a revista destaca o rico contexto cultural e histórico da Armênia e, por meio de seu caráter itinerante, envolve comunidades diversas e cria oportunidades de diálogo e relações entre artistas, escritores, curadores, cientistas, comunidades locais e visitantes. A curadora Adelina Cüberyan von Fürstenberg foi premiada com o Leão de Ouro para o Pavilhão Nacional da Armênia na 56ª Bienal de Veneza, em 2015. Inspirada no romance inacabado “The Mount Analogue”, do escritor surrealista francês René Daumal (1908-1944), “Standart” será realizada em espaços históricos e culturais, em toda a região do Monte Ararat. www.standart-armeniatriennale.net
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A artista mineira Valeska Soares (Fortes D’Aloia & Gabriel) ganha retrospectiva no Santa Barbara Museum of Art. A mostra apresenta cerca de 50 trabalhos (instalações, esculturas, fotografias e vídeos) que datam do início da década de 1990 até o presente. A exposição abre em 17/9 e prossegue até 31/12/17. “Any Moment Now" é a maior exposição da carreira da artista e, depois de Santa Bárbara, vai itinerar para o Phoenix Art Museum em 2018. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.Valeska Soares (Fortes D’Aloia & Gabriel) participa da mostra “The Half-Life of Love”, no MASS MoCA, em North Adams, também nos EUA, até 1/1/2018.
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Janaína Tschape (Fortes D’Aloia & Gabriel) participa da mostra coletiva “Tidalectics”, no espaço TBA21–Augarten, em Viena (Áustriua), até 19/11/17.
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O artista plástico Eduardo Kac, representado pela galeria carioca Luciana Caravello, se prepara para uma série de exposições em 2017. Sua mais recente produção, a série “Inner Telescope”, participa em Seoul, na Coréia do Sul, no evento Da Vinci Creative 2017, no Seoul Art Space Geumcheon (de 1/9 a 30/12). A obra “Inner Telescope” já ganhou uma página inteira no jornal “New York Times” e destaque em veículos como “ArtPress”, “Beaux Arts”, “Le Figaro”, “Huffington Post”, “La Nación” e “Connaissance des Arts”. Os trabalhos de Kac realizados em xerox e fax, no início da década de 80, terão espaço no Pacific Standard Time Festival da Getty Foundation e serão exibidos na mostra “Copyart: Experimental Printmaking 1970-1990”, na Hoehn Family Galleries (Universidade de San Diego, entre 1/9 e 30/12).
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A artista Regina Silveira (Galeria Luciana Brito) participa da mostra “Bienal Sur”, no Parque de la Memoria, em Buenos Aires (Argentina), Regina Silveira apresenta para a primeira edição da Bienal Sur, além de projeções do vídeo “Limiar”, versões exclusivas da obra “Touch” em três cidades argentinas. A artista participa ainda da mostra “Future Shock, Site Santa Fé”, nos EUA, entre 7/10 e 1/5/2018.
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O artista alagoano-pernambucano Jonathas de Andrade (Galeria Vermelho) está na mostra coletiva “Atopia” no MAC de Lima, no Peru, entre 15/8 e 26/11. Também participa de uma série de mostras mundo afora, a saber: mostra “I Am You”, no Museum of Contemporary Art Chicago, nos EUA, entre 19/8 e 1/4/2018; Contemporary Art Festival Survival Kit 9, no Latvian Centre for Contemporary Art, na cidade de Riga, na Letônia, entre 7/9 e 1/10; “Visões do Nordeste”, no Museo Jumex, na Cidade do México, entre 3/10 e 12/11/17; mostra “La Vie Simple - Simplement La Vie”, na Fondation Vincent van Gogh Arles, na França, entre 7/10 e 2/4/2018; “Prometeus Unbound”, na Neue Galerie Graz, na Áustria, entre 23/9 e 3/12/17; e, finalmente “Because We Are and We Aren’t Tropicalistas”, no Human Resources L.A., em Los Angeles, entre 8/11 e 19/11/17.
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Obras de Hélio Oiticica (Galeria Nara Roesler), Geraldo de Barros e Waldemar Cordeiro (Luciana Brito Galeria) foram selecionadas para a mostra “Making Art Concrete: Works from Argentina and Brazil”, no, Getty Center, em Los Angeles, entre 16/9 e 11/2/2018. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.
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Morre a artista Amélia Toledo aos 90 anos +

Morre a artista plástica Amélia Toledo aos 90 anos noite desta terça-feira (07/11) em sua residência em São Paulo. Amélia morreu enquanto dormia. Ela deixa filhos e netos. O velório será realizado nesta quinta-feira (09/11) das 8h às 14h no Cemitério Parque do Morumbi, em São Paulo.

Nascida em São Paulo e ícone da contracultura brasileira, Toledo era escultora, pintora, desenhista e designer, e esteve entre artistas de sua geração, como Anita Malfatti, Waldemar da Costa e Vilanova Artigas; e nos anos 1960 inicia uma carreira de professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie e na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e também no Rio de Janeiro.

Adepta do construtivismo faz sua obra se aproximar da arquitetura e realiza diversos trabalhos para espaços públicos, como o projeto cromático 1996/1998, para a estação Arcoverde do metrô do Rio. Desde a década de 1970, realizou produção baseada nas formas da natureza.

O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo sedia a mostra “Lembrei que Esqueci” que celebra os seus 60 anos de carreira, em cartaz 08/01/18 e curadoria de Marcus Lontra.

Brasiliana Iconográfica reúne acervo de 2 mil obras de importantes coleções +

O site Brasiliana Iconográfica (www.brasilianaiconografica.art.br) é o primeiro portal a reunir obras de arte digitalizadas de quatro das principais coleções brasilianas públicas e privadas, criado a partir da parceria firmada pela Biblioteca Nacional, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural e Pinacoteca de São Paulo, em 2016. Com cerca de 2 mil imagens, o portal disponibiliza também análises, conteúdos, informações e textos sobre obras fundamentais da iconografia brasileira, feitas desde a chegada dos europeus ao país no século XVI. Um recorte ligado à brasiliana, termo que diz respeito à cultura e história do Brasil, datado a partir desse século quando circulam os primeiros mapas e livros sobre a América Portuguesa, abrangendo também pinturas e estudos científicos sobre a natureza do país, difundidos ao longo do século XIX. A ideia é, no futuro, que o acervo possa ser incorporado por outras coleções e instituições, tanto do Brasil quanto do exterior.

O conteúdo também disponibiliza acesso às imagens em alta definição de cada coleção, com recurso zoom para observar em detalhes, assim como informações sobre elas: origem, temas, histórias e ficha catalográfica. Os trabalhos de cada autor serão linkados diretamente à Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.A iniciativa público-privada visa ampliar a democratização do acesso às coleções, aprofundar a transparência dos acervos, reafirmar a garantia das obras por meio do universo digital e aprimorar os processos de catalogação destes acervos históricos; que será periodicamente ampliado com novas imagens.

A curadoria é de Valéria Piccoli, curadora-chefe da Pinacoteca de São Paulo, e textos da jornalista Laura Greenhalgh. A Biblioteca Nacional, o Instituto Moreira Salles, a Pinacoteca de São Paulo e o Itaú Cultural ficam por um período à frente da gestão do portal, governança que posteriormente pode ser assumida por novos integrantes ou parceiros, nacionais ou estrangeiros.
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Mais informações:
www.brasilianaiconografica.art.br

Residência Kaaysá premia duas artistas presentes na feira Parte +

As artistas plásticas Silvia Carvalho (representada pela Galeria Myrine Vlavianos, de Florianópolis) e Luciana Magno (representada pela Galeria Sem Título, de Fortaleza) foram as vencedoras da bolsa-residência oferecida pela recém inaugurada Kaaysá Art Residency, de São Sebastião (São Paulo). As bolsas foram concedidas durante a feira Parte, que encerrou neste domingo, 12/11.Com duração de quatro semanas, a residência dá direito a hospedagem e a toda a programação e atividades da residência Kaaysá. Tais benefícios equivalem a cerca de R$ 7.000, segundo os organizadores do programa.
As inscrições devem ser feitas pelos artistas no site www.kaaysa.com.br, até 06/11/17.
Cada artista pode ser inscrito uma única vez e não há limite de inscrições por galeria. O vencedor da bolsa será escolhido dentre os primeiros 35 inscritos e anunciados em 11/11/17. Kaaysá é uma residência temporária na praia de Boiçucanga, para artistas e criadores que desejam desenvolver suas poéticas à partir do contato íntimo com a Mata Atlântica brasileira, o mar e uma comunidade de pescadores, caiçaras e indígenas que habitam seu entorno. www.kaaysa.com.br

Mostra 3M de Arte Digital chega à 7ª edição no Largo da Batata (SP) +

A 7ª edição da Mostra 3M de Arte Digital ocorre entre 03/11/17 e 03/12/17 com ocupação de obras de diversos artistas numa galeria a céu aberto no alrgo da Batata, em Pinheiros (SP). A edição conta com a participação de Guto Lacaz, Giselle Beiguelman, Maurizio Zelada, Alexis Anastasiou e da dupla Gisela Motta e Leandro Lima que apresentaram trabalhos inéditos, que têm, em comum, aspectos interativos, emocionais, poéticos e de reflexão. O Largo da Batata foi escolhido porque é uma área revitalizada que integra o esforço da sociedade civil para transformar a cidade em um espaço de convívio e de ocupação do cidadão.
O catálogo da exposição, com informações completas sobre as obras, artistas, e o programa pedagógico terão recursos interativos e poderão ser vistos no celular, por meio do aplicativo mostra 3m de arte digital, ou no site www.mostra3mdeartedigital.com.br ; assim como as redes sociais.
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Art Supermarket – todos os dias das 8h às 20h (até 03/12);
03, 04 e 05 e 08 a 12/11, das 20h às 22h - Encontros com a cidade, humanos e batatas (video mapping);
container.art – todos os dias das 8h às 20h (até 03/12);
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Mais informações:
Largo da Batata, bairro de Pinheiros - São Paulo/SP
Horários de funcionamento: 24 horas, exceto nas instalações.

33ª Bienal de São Paulo divulga lista de curadores e tema +

A 33ª Bienal de São Paulo divulga os nomes dos artistas que integram a equipe curatorial, a convite do curador-geral o espanhol Gabriel Pérez-Barreiro. Cada artista deve conceber uma exposição coletiva diferente, da qual participe a acontecer durante o evento previsto para começar em setembro de 2018. Simultaneamente às sete coletivas, a Bienal terá também exposições individuais, a cargo do curador-geral. A lista final dos artistas participantes será divulgada no primeiro semestre de 2018.

Os artistas chamados são Waltercio Caldas (Rio de Janeiro, 1946), Claudia Fontes (Argentina, 1964, residente na Inglaterra), Mamma Andersson (Suécia, 1964), Wura-Natasha Ogunji (EUA, 1970, vive na Nigéria), Alejandro Cesarco (Uruguai, 1975, vive em Nova York), Antonio Ballester Moreno (Espanha, 1977) e Sofia Borges (Ribeirão Preto, 1984, vive em São Paulo).

A ideia é que Waltercio faça uma reflexão histórica sobre a forma e a abstração; Fontes pesquisa relações entre arte e narrativa; Andersson elabora temas de figuração na tradição da pintura, da arte popular até a arte contemporânea; Ogunji reúne um grupo de artistas que compartilham questões sobre a identidade e a diáspora africana; Cesarco pesquisa artistas que trabalham sobre tradução e imagem; Moreno propõe diálogo de sua obra com referenciais que tratam da história da abstração e a relação com a natureza, a pedagogia e a espiritualidade; e Borges pesquisa a tragédia e a forma ambígua.

A edição já tem o tema “Afinidades Afetivas”, inspirado nos títulos de Goethe (Afinidades Eletivas, de 1809) e de uma tese de Mário Pedrosa (Da Natureza Afetiva da Forma na Obra de Arte, de 1949).

Outros nomes da equipe da Bienal são de Alvaro Razuk (arquitetura), Raul Loureiro (identidade visual), Lilian L’Abbate Kelian e Helena Freire Weffort (educativo) e Fabiana Werneck (editorial).

SP-Arte/2018 anuncia datas e inscrições para sua 14ª edição +

A SP-Arte/2018 já tem data marcada e acontece entre 12 e 15/04/2018, com preview para convidados no dia 11/04. As galerias interessadas em participar da 14ª edição já podem acessar o application e se inscrever até o dia 31/10/17.

Além de agenda de eventos e exposições pela cidade, a SP-Arte preenche mais uma vez o Pavilhão da Bienal com cinco espaços. Abarcados na categoria Arte do application, há os setores Geral, Solo e Repertório e um outro ambiente, dedicado ao Design. O application está aberto para todos os espaços, exceto o setor Performance – exclusivamente sob os cuidados da curadora Paula Garcia.

Todos os pedidos serão analisados pelos organizadores da SP-Arte e por um Comitê de Seleção, que inclui também os curadores Jacopo Crivelli Visconti e Luiza Teixeira - dos setores Repertório e Solo, respectivamente – e farão parte da seleção dos que aplicarem para seus espaços.

A lista de expositores de 2018 será divulgada em dezembro de 2017, no site da SP-Arte. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: application@sp-arte.com.
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Mais Informações:
SP-Arte/2018
Parque do Ibirapuera: av. Pedro Álvares Cabral, s/n°, portão 3. São Paulo -SP.
www.sp-arte.com

Itaú Cultural lança o edital Rumos 2017-2018 +

O Itaú Cultural recebe inscrições entre 29/08/17 a 03/11/17 para a edição do programa Rumos 2017-2018. Podem participar trabalhos que apontam a diversidade da atual produção artística brasileira e, cada um à sua maneira multimídia, ecoam vozes de resistência à dita normalidade, ao esquecimento de lugares, grupos sociais ou questões distantes dos olhos excludentes da nossa sociedade. Nesta edição a acessibilidade é destaque, com site é compatível com todos os softwares para cegos e pessoas de baixa visão, o regulamento ainda vem acompanhado por vídeos com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e os deficientes auditivos não alfabetizados em português podem enviar suas propostas e projetos em Libras.
Para divulgar o edital, o Itaú Cultural visitará todas as regiões do Brasil na Caminhada Rumos, entre 04/09/17 a 26/10/17, passando pelas 27 capitais do país. Neste ano, em algumas cidades – aquelas em que o número de proponentes inscritos costuma ser menor – será realizada uma versão estendida do encontro, a Caminhada Rumos Escuta, que lança um olhar mais apurado para a região.
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Mais informações e inscrições:
www.rumositaucultural.org.br

Obra de Lenora de Barros é capa de catálogo norte-americano +

A obra "Poema" (1979), da artista paulistana Lenora de Barros (Galeria Millan), ilustra a capa do catálogo da mostra "Radical Women: Latin American Art, 1960-1985" e também a fachada principal do Hammer Museum, em Los Angeles. A mostra apresenta cerca de 260 obras (fotografias, vídeos, técnicas mistas e experimentações) produzidas por mais de cem artistas de 15 países. Entre as selecionadas estão ainda Vera Chaves Barcellos, Neide Sá, Ana Vitória Mussi, Claudia Andujar, Carmela Gross, Martha Araújo, Regina Vater, Lygia Clark, Anna Bella Geiger, Leticia Parente, Regina Silveira, Anna Maria Maiolino, Lygia Pape, Ana Mendieta, Liliana Porter, Marta Minujín, Zilia Sánchez e Feliza Bursztyn, A mostra acontece no Hammer Museum, em Los Angeles, entre 15/9 e 31/12/17, e depois segue para o Brooklyn Museum, em Nova York, entre 13/4 e 29/7/2018. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.

Pinacoteca de São Paulo ganha complexo arquitetônico +

A Pinacoteca do Estado de São Paulo oficializou em 25/01/17 a conquista do complexo arquitetônico onde funcionará a partir de 2018 a Pina Contemporânea, terceiro edifício da instituição voltado a exposições de obras das últimas décadas. A diretoria e o conselho da Pinacoteca estudam propostas inovadoras de ocupação para o espaço. “A ideia é que os artistas se aproximem do dia a dia do museu e que eles possam compartilhar experiências de forma inédita. Os planos são embrionários e estamos muito felizes com essa conquista”, disse Tadeu Chiarelli, diretor geral da instituição.
"Os museus funcionam com planejamento a longo prazo e, nesse sentido, a expansão da Pinacoteca para esse novo edifício é um projeto que geminamos agora para colher os benefícios mais adiante. É um passo importante na ampliação das possibilidades de acesso do público", afirma o Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, José Roberto Sadek.
O novo espaço fica a 50m do edifício da Pinacoteca, na av. Tiradentes, esquina com a r. Ribeiro de Lima, em um terreno dentro do Parque da Luz cedido pelo Governo do Estado de São Paulo e que sediou até 2014 o Grupo Escolar Prudente de Moraes.
Tem cerca de 7 mil m², com 3.200 m² de área construída. O primeiro edifício que abrigou a escola foi projetado pelo Escritório Ramos de Azevedo, o mesmo que projetou os outros dois espaços da Pinacoteca. Incendiado em 1930, foi substituído, no ano de 1950, por um edifício projetado por Hélio Duarte, importante arquiteto modernista.
A expectativa é que a reforma do espaço, que não contempla nesse primeiro momento uma grande intervenção arquitetônica no complexo, comece ainda no primeiro semestre deste ano e que ele seja inaugurado em 2018. Para isso, devem ser investidos cerca de R$ 5 milhões, captados junto à iniciativa privada.

Bienal do Mercosul anuncia curador, novo presidente e datas de sua 11ª edição +

A Bienal do Mercosul, que tradicionalmente ocorre nos anos ímpares, confirmou o adiamento da sua 11ª edição para 2018. O anuncio foi feito em uma coletiva de imprensa realizada em 15/12/16, em Porto Alegre (RS), onde a Fundação anunciou também Gilberto Schwartsmann como presidente da próxima gestão e Alfons Hug como curador geral da edição, que terá como título “O Triângulo do Atlântico”.
Adiada por efeitos da crise econômica que assola o Brasil, a 11ª edição da Bienal do Mercusul vai ocorrer entre 05/04 e 04/06/18 em espaços culturais da capital gaúcha, como no MARGS, o MAC-RS e no Santander Cultural, além de ocupar espaços públicos.
O crítico de arte e curador Alfons Hug, que já atuou nas Bienais de Veneza, São Paulo, Curitiba, Montevideo, Dakar e na Bienal do Fim do Mundo (no sul da Argentina), comentou que o projeto da mostra fundamenta-se nas influências culturais dos três vértices históricos da América Latina - as matrizes europeia, americana e africana.
Gilberto Schwartsmann, presidente da gestão, declarou que a 11ª Bienal vai trabalhar com um valor orçamentário inicial de R$ 3 Milhões: "um orçamento modesto, porém, realista. Se houver a confirmação de fundos extras no decorrer da captação de recursos, poderemos expandir alguns componentes da Bienal e ampliar o orçamento".
Outro ponto dessa edição será o aprofundamento das discussões dos conteúdos programáticos da 11ª Bienal em áreas afins do conhecimento, como por exemplo, a criação de uma programação musical ou literário com base na temática “O Triângulo do Atlântico” e seus desdobramentos na música e na literatura contemporâneas. "Uma vez que um dos vértices do projeto é a contribuição artística do continente Africano à arte contemporânea, o tema 'arte africana contemporânea' será trabalhado em maior profundidade em seminários, palestras e debates", explica Schwartsmann.