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Liceu de Artes e Ofícios inaugura novo centro cultural no bairro da Luz +

A inauguração do Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios (CCLAO) ocorre em 11/08/18 em São Paulo, em comemoração aos 145 anos de uma das mais tradicionais instituições brasileiras de educação voltada principalmente ao design. A inauguração é marcada pela abertura de duas exposições inéditas: “História e Memória”, que destaca a relevância do Liceu enquanto referência profissionalizante, e “Design Brasil Século XXI”, sob curadoria de Fernanda Sarmento, que conta com peças, mobiliário e objetos criados sob o preceito da sustentabilidade, obras de grandes nomes do design brasileiro.
Situado no bairro da Luz, o Centro Cultural do Liceu ocupa o mesmo espaço onde funcionou entre 1980 e 2000. Em 2014, quando então abrigava o acervo da instituição, o prédio foi consumido por um incêndio de grandes proporções, que lhe causou grandes prejuízos estruturais. Projetado pelo arquiteto Ricardo Julião, o atual CCLAO manteve as principais características arquitetônicas do espaço; apesar de agora atribuir ao prédio um olhar mais contemporâneo.

Programação
Quem assina a programação inaugural é a curadora Denise Mattar. Seu projeto divide-se em três tempos: o Ontem, o Hoje e o Amanhã, abarcando não apenas as duas mostras simultâneas e complementares, mas também a organização e promoção de um ciclo de debates e palestras, que tomará como tema os novos desafios e a proposição de soluções pelo e para o design contemporâneo.

Exposição “Percurso Histórico”, com curadoria de Denise Mattar, de 11/08/18 a julho de 2019.
Exposição “Design Brasil Século XXI”, com curadoria de Fernanda Sarmento, de 11/08/18 a 01/12/18.

A programação paralela terá início em setembro e será divulgada posteriormente.

O antigo Centro Cultural
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o Brasil passou a receber novos imigrantes, técnicos especializados que chegaram em busca de trabalho com novas ideias e habilidades. Nesse contexto, surgiram empresas que adotaram técnicas de produção em escala, com custos menores, cuja produção era essencialmente artesanal.

Gradativamente, a instituição foi modificando o perfil de sua produção, adaptando-se aos novos tempos. Passou a produzir móveis de escritório, onde mais tarde formaram-se milhares de oficineiros. Surgiu então a ideia da construção de um Centro Cultural com o objetivo de resgatar a imagem de um centro de formação artística. Assim, sob a curadoria do crítico de arte Olívio Tavares de Araújo, surgia em 1980 o Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios. O espaço funcionou por 20 anos, até 2000, quando encerrou suas atividades. Em 2014, o prédio foi consumido por um incêndio de grandes proporções. Na ocasião, além dos prejuízos estruturais, o fogo danificou também as réplicas escultóricas em gesso, parte delas agora restaurada. Para a atual exposição foram recuperadas 6 das 28 peças atingidas.
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Mais informações:
Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios
Luz: r. Cantareira, 1351 - São Paulo (SP). Ter. a sáb., 12h/17h.

Bienal de Veneza chega à sua 58ª edição em 2019 +

O presidente da Bienal de Veneza, Paolo Baratta, e o curador da edição de 2019, Ralph Rugoff, anunciaram o tema da 58ª exposição internacional de arte. Intitulada “May You Live in Interesting Times” (Que Você Viva Em Tempos Interessantes, em tradução livre), a bienal responde ao clima político atual, especificamente ao surgimento das ‘fake news’. O título da exposição refere-se a um discurso realizado pelo deputado britânico Austen Chamberlain na década de 1930, em que ele se referiu erroneamente a uma antiga maldição chinesa: “May you live in interesting times”, disse Chamberlain. “Não há dúvida de que a maldição caiu sobre nós. Passamos de uma crise para outra”.

Apesar de não ser verdadeira – não havia maldição chinesa como a que Chamberlain achava que estava citando – suas palavras foram reiteradas por políticos ocidentais por mais de cem anos. De acordo com Rugoff, eles são agora “uma relíquia cultural substituta, outro ‘orientalismo’ ocidental, e mesmo assim, apesar de todo o seu status ficcional, teve efeitos retóricos reais em significativas trocas públicas”.

Em uma conferência realizada no Palazzo Giustinian, Rugoff disse: “No momento em que a disseminação digital de notícias falsas e ‘fatos alternativos’ está corroendo o discurso político e a confiança da qual depende, vale a pena parar sempre que possível para reavaliar nossos termos de referência”. Ele acrescentou: “A 58ª Exposição Internacional de Arte não terá um tema em si, mas destacará uma abordagem geral para tornar a arte e uma visão da função social da arte, abrangendo tanto o prazer quanto o pensamento crítico”.

Rugofftambém afirma que o importante é que o mundo da arte reconheça que não exerce sua força no domínio da política, e não deterá a ascensão de movimentos nacionalistas e governos autoritários. Mas a arte pode desafiar as pessoas a abrirem suas mentes, e que esta exposição possa deslocar o foco dos objetos para as questões que eles levantam sobre limites e fronteiras culturais.

Segundo ele, a exposição terá como objetivo ressaltar a ideia de que o significado das obras de arte não está embutido em seus objetos, mas nas conversas e trocas entre artista e obra, entre obra e público e depois entre diferentes públicos. E que o mais importante em uma exposição não é o que ela exibe, mas sim como o público pode usar sua experiência depois, para confrontar as realidades cotidianas com pontos de vista expandidos e novas energias.

Projeto Centro Cultural Veras promove financiamento coletivo em Florianópolis +

O Centro Cultural Veras (CCV) está em projeto de construção no coração da ilha de Florianópolis, em um terreno conquistado próximo à rua Vera Linhares de Andrade, e será gerido por uma associação cultural de direito privado, sem fins lucrativos.
O projeto foi concebido em 1999 pelo curador e historiador da arte, Josué Mattos, e desenvolvido desde 2012 por educadores, profissionais da cultura, artistas, praticantes de yoga, ayurveda e permacultura.

Desde então, a capacitação e mecanismo de viabilização deste espaço, a fim de reunir cursos livres, uma biblioteca e centro de documentação, exposições, ateliês de criação, áreas para performances, projeções, práticas, além de residência artística, horta comunitária e restaurante. A proposta visa aproximar a arte contemporânea com a cultura milenar do yoga em ações de formação livre e experimental, e sustentabilidade com atividades integrativas, entre as quais estão: antroposofia, permacultura, psicanálise, ayurveda, economia solidária e sistemas agroflorestais.

A inauguração está prevista para 2019, e marcará 20 anos de trabalho, divididos entre períodos de pesquisa, concepção, financiamento e formação de equipe. Para a etapa atual, o projeto busca por parceiros e apoiadores que colaborem com a efetivação desta obra de grande relevância para a arte, cultura e educação no Brasil. O projeto arquitetônico está nas mãos de Terra e Tuma - Arquitetos Associados, e conceito paisagístico de Gabriella Ornaghi.

O projeto tem doações de obras de artistas, de diferentes gerações, com as quais faremos um leilão, em agosto de 2018, na Casa Goia, em São Paulo. A edição conta com obras de Regina Silveira, Jorge Menna Barreto, Sandra Cinto e Albano Afonso. Todo recurso obtido será destinada exclusivamente à compra dos materiais de construção do Centro Cultural Veras. Os interessados podem escrever para apoie@centroculturalveras.org.br
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Mais informações:
www.centroculturalveras.org.br

Aline Motta e dupla Dias e Riedweg vencem Bolsa de Fotografia Zum +

A revista ZUM e o Instituto Moreira Salles anunciam os dois projetos ganhadores da 6ª edição da Bolsa de Fotografia Zum/IMS: “Jogo da memória”, de Aline Motta, e “Casulo”, de Dias & Riedweg.

A fluminense, que vive e trabalha em São Paulo, Aline Motta une criação literária e pesquisa de imagens para tratar de sua história familiar, acompanhando parentes, como a tataravó Ambrosina Cafezeiro Gomes, que viveram no Rio de Janeiro no período posterior à abolição da escravatura. Usando fotos, textos e documentos, a artista pretende mergulhar no passado da família para narrar episódios entremeados por racismo, loucura e morte.

Aline é bacharel em comunicação social pela UFRJ e pós-graduada em Cinema pela The New School University (Nova York, EUA). Seus trabalhos combinam diferentes técnicas, como fotografia, vídeo e instalação.

Já o projeto “Casulo”, da dupla Dias & Riedweg registrará em fotografia e vídeo o cotidiano de um grupo de pacientes do Instituto de Psiquiatria da UFRJ para tornar visível o território designado à loucura e as novas formas de clausura a que esses pacientes são submetidos, quando se lança mão da internação hospitalar.

Criada em 1993, a dupla Dias & Riedweg é formada por Maurício Dias (Rio de Janeiro, 1964) e pelo suíço Walter Riedweg (Lucerna, 1955). Participou da Bienal de Veneza em 1999 e da Bienal de São Paulo em 2002. Há alguns anos desenvolvem trabalhos sobre o universo psiquiátrico.

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A cada nova edição, a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS mostra a diversidade da produção fotográfica brasileira, premiando projetos de fotógrafos e artistas que trabalham com diferentes formas de produção visual. Neste ano, o edital recebeu cerca de 500 projetos, enviados de todas as regiões do Brasil e por brasileiros residentes no exterior

O objetivo da premiação é fomentar o trabalho de fotógrafos e artistas, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Cada selecionado recebe uma bolsa de 65 mil reais e tem oito meses para desenvolver o trabalho. O resultado final dos projetos selecionados é incorporado ao Acervo de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles.

A comissão julgadora de 2018 foi composta por:
Lisette Lagnado, curadora convidada
Thyago Nogueira, coordenador de fotografia contemporânea do IMS
Heloísa Espada, coordenadora de artes visuais do IMS
Lorenzo Mammì, curador de programação e eventos do IMS
Flávio Pinheiro, superintendente do IMS
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Mais informações:
ims.com.br
revistazum.com.br

Michael Jackson é homenageado na National Portrait Gallery, em Londres +

A National Portrait Gallery, em Londres, realiza até 21/10/18 a exposição “Michel Jackson: On the Wall”, que pretende explorar a influência do rei do pop Michael Jackson em alguns dos principais nomes da arte contemporânea, abrangendo várias gerações de artistas em todas as mídias. A curadoria de Nicholas Cullinan, diretor da National Portrait Gallery, a mostra foi aberta para coincidir com o que seria seu 60º aniversário (em 29/8/18). Michael Jackson é uma das figuras culturais mais influentes do século 20 e seu legado continua no século XXI. “Michael Jackson: On the Wall” reúne obras de mais de quarenta desses artistas, retirados de coleções públicas e privadas em todo o mundo, incluindo novos trabalhos feitos especialmente para a exposição. Participam os artistas Rita Ackerman, Njideka Akunyili Crosby, Emma Amos, Lyle Ashton Harris, Dara Birnbaum, Candice Breitz, Appau Jnr Boakye-Yiadom, Monster Chetwynd, Michael Craig-Martin, Dexter Dalwood, Graham Dolphin, Mark Flood, Isa Genzken, Michael Gitttes, Todd Gray, Maggi Hambling, David Hammons, Keith Haring, Jonathan Horowitz, Gary Hume, Rashid Johnson, Isaac Julien, Johannes Kahrs, KAWS, David LaChapelle, Louise Lawler, Klara Liden, Glenn Ligon, Sam Lipp, Isaac Lythgoe, Paul McCarthy, Rodney McMillian, Dawn Mellor, Dan Mihaltianu, Lorraine O'Grady, Catherine Opie, Yan Pei Ming, Grayson Perry, Paul Pfeiffer, Faith Ringgold, Michael Robinson, Mark Ryden, Susan Smith-Pinelo, Donald Urquhart, Kehinde Wiley, Hank Willis Thomas, Andy Warhol e Jordan Wolfson.
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www.npg.org.uk

Design Museum de Londres exibe criações de Azzedine Alaïa +

ConcebidA e co-curadA pelo gênio da costura franco-tunisiano Azzedine Alaïa (1940-2017) pouco antes de sua morte, em novembro do ano passado, a exposição “Azzedine Alaïa: The Couturier”, em cartaz no The Design Museum, em Londres, refaz a jornada de escultor a costureiro, sua natureza inconformada e sua energia contagiante para a moda e o corpo feminino. Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, Alaïa construiu pessoalmente cada peça à mão e recusou-se a ceder às pressões dos prazos da semana da moda, em vez de trabalhar para sua própria agenda. Essa abordagem única lhe rendeu uma lista de clientes que inclui Greta Garbo, Grace Jones, Tina Turner, Michelle Obama, Lady Gaga e Rihanna.
Em vez de uma retrospectiva, o espetáculo entrelaça histórias de sua vida e carreira ao lado de peças de vestuário pessoalmente selecionadas, que vão do raro ao icônico e abrangendo o início dos anos 80 até sua mais recente coleção em 2017. Entre as modelos que desfilaram para ele estão as tops dos anos 80 Stephanie Seymour, Linda Evangelista,Naomi Campbell e a brasileira Luiza Brunet. O The Design Museum fica no endereço 224-238 Kensington High Street, W8 6AG, em Londres. A mostra fica em cartaz até 7/10/18.

Taschen lança “Mil e Uma Noites” com ilustrações de Kay Nielsen +

A editora alemã Taschen acaba de lançar uma nova edição do clássico da literatura universal “Mil e Uma Noites” com as ilustrações originais do artista dinamarquês Kay Nielsen (1886-1957). Impressos pela primeira vez em cinco cores, incluindo o dourado, as 21 ilustrações foram reproduzidas diretamente das aquarelas originais da Nielsen, permitindo a visulizaçãod e todos os seus tons e nuances. Um volume complementar à edição apresenta descrições de imagens, ensaios e outras obras raramente vistas. A edição é numerada e limitada a 5 mil exemplares. Custa 250 Euros (ou US$ 300). www.taschen.com.

Revista de bordo da KLM tem concurso mensal de fotografias +

A revista de bordo da companhia holandesa de aviação, KLM, promove em sua revista de bordo, o Holland Herald”, o resultado de um concurso de fotografias, cujo tema varia mensalmente. O concurso tem prêmios mensais e um grande prêmio anual. As informações completas estão disponíveis no site https://photocompetition.klm.com/home/intro.
As regras são bastante simples. Todo mês a revista escolhe um tema (o tema de julho de 2018 é Retratos). O interessado envia uma ou mais fotos com um título e uma pequena história dela até o último dia do mês. A foto do vencedor aparecerá na revista de bordo “Holland Herald” e participará da próxima competição do Grande Prêmio no final do ano. Após se inscrever, compartilhe a foto em suas redes sociais para que os amigos possam votar nela. Mas um júri escolherá o vencedor que será anunciado até o final de cada mês. A imagem deve estar no modo paisagem, ser digital e com resolução de 300 DPIs.
O vencedor do mês receberá uma câmera Nikon Coolpix W300 compacta com credenciais em águas profundas e rastreamento por GPS. No final do ano, um dos vencedores mensais receberá o Grande Prêmio: dois bilhetes de ida e volta intercontinental Classe Econômica em um voo da KLM para um destino de sua escolha e os top 3 do ano também receberão outra câmera Nikon.
O vencedor de junho 2018 foi uma fotografia em que um homem em traje tradicional carrega tapetes em Rinpung Dzong, no Butão.

8ª edição da feira ArtRio divulga galerias de dois setores +

A 8ª edição da feira internacional de arte ArtRio, prevista para o período entre 26 e 30/9, na Marina da Glória, definiu as galerias que participarão dos setores Panorama (galerias já estabelecidas no circuito) e Vista (galerias com até 10 anos de existência e projetos expositivos desenvolvidos exclusivamente para a feira. Ainda está em aberto a seleção de galerias para as seções Solo, Mira, Brasil Contemporâneo, Palavra e Ida.
O comitê de seleção de 2018 é formado pelos galeristas Alexandre Gabriel (Fortes D'Aloia & Gabriel), Anita Schwartz (Anita Schwartz Galeria de Arte), Elsa Ravazzolo (A Gentil Carioca), Eduardo Brandão (Galeria Vermelho) e Max Perlingeiro (Pinakotheke).
Panorama:
A Gentil Carioca – Rio de Janeiro
Almeida & Dale Galeria de Arte – São Paulo
Anita Schwartz Galeria de Arte – Rio de Janeiro
Athena Contemporânea – Rio de Janeiro
Athena Galeria de Arte – Rio de Janeiro
Bergamin & Gomide – São Paulo
Carbono Galeria – São Paulo
Casa Triângulo – São Paulo
Cassia Bomeny Galeria – Rio de Janeiro
Celma Albuquerque – Belo Horizonte
Emmathomas Galeria – São Paulo
Fólio – São Paulo
Fortes D´Aloia & Gabriel – São Paulo / Rio de Janeiro
Galeria de Arte Ipanema – Rio de Janeiro
Galeria Estação – São Paulo
Galeria Inox – Rio de Janeiro
Galeria Karla Osorio – Brasília
Galeria Marilia Razuk – São Paulo
Galeria Millan – São Paulo
Galeria Murilo Castro – Belo Horizonte
Galeria Nara Roesler – São Paulo / Rio de Janeiro / Nova York
Galeria Ralph Camargo – São Paulo
Galeria Superfície – São Paulo
Gustavo Rebello Arte – Rio de Janeiro
Hilda Araujo Escritório de Arte – São Paulo
Luciana Caravello Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
Lurixs– Rio de Janeiro
Marcia Barrozo do Amaral Galeria de Arte – Rio de Janeiro
Matias Brotas Arte Contemporânea – Vitória
Mercedes Viegas Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
Movimento Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
Mul.ti.plo Espaço Arte – Rio de Janeiro
Paulo Kuczynski Escritório de Arte – São Paulo
Pinakotheke – Rio de Janeiro / São Paulo / Fortaleza
Portas Vilaseca Galeria – Rio de Janeiro
Roberto Alban Galeria – Salvador
Ronie Mesquita Galeria – Rio de Janeiro
Silvia Cintra + Box 4 – Rio de Janeiro
SIM Galeria - Curitiba
Simões de Assis Galeria de Arte – Curitiba
Vermelho – São Paulo
Zipper Galeria – São Paulo
VISTA
Boiler Galeria – Curitiba
Cavalo – Rio de Janeiro
Central Galeria - São Paulo
C. Galeria – Rio de Janeiro
Espace L & Coleção Finkelstein – Genebra (Suíça)
Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
Janaína Torres Galeria – São Paulo
Martha Pagy Escritório de Arte – Rio de Janeiro
Sé Galeria – São Paulo

Vão promove evento de performances e ações +

O Vão - Espaço Independente de Arte promove em 12, 13 e 14/07, das 19h às 22h, o evento 000, com performances e ações dos artistas Dudx, Marcelo Brasiliense Esteves e Thais Stoklos Kignel, que criam trabalhos temporários com materiais que estavam em descarte ou que particularmente não tem um alto valor agregado, ou seja, a zero custo. As constante transformações dos materiais ocorrem a partir da intervenção coletiva e individual em momentos alternados de cada artista, criando provocativas e respostas aos diversos estímulos.
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VÃO
Pinheiros: r. Mourato Coelho, 787.
www.facebook.com/events/268403577265491

Paço Municipal e Sobrado dos Toledos começam a ser restaurados em Iguape (SP) +

O Sobrado dos Toledos e o Paço Municipal, dois importantes edifícios da cidade litorânea de Iguape (SP), serão restaurados a partir desse mês de julho. As obras, com cerca de R$ 10 milhões em previsão de investimentos, pretendem restabelecer a infraestrutura e conservação dos espaços, significativos para a história e arquitetura do município.

O sobrado que abriga o Paço Municipal foi construído na segunda metade do século XIX, pelo comendador Luis Álvares da Silva - homem rico e influente da região à época. Posteriormente, o prédio passou a sediar o Club Beneficente e Recreativo Iguapense e a Câmara Municipal, vindo a ser adquirido pela Prefeitura em 1945. Desde então, passou a funcionar como Paço Municipal.

Já o sobrado dos Toledos, que leva esse nome por ter sido residência de José Carlos de Toledo, foi construído na primeira metade do século XIX durante o ciclo do arroz. O prédio foi doado pelos herdeiros, em 1931, ao Santuário de Iguape, para que abrigasse romeiros durante as festividades do Bom Jesus, época em que o edifício ficou conhecido como Sobrado do Santo. Depois disso, o prédio sediou diversos empreendimentos e, atualmente, encontra-se em ruínas, restando ainda às características originais das fachadas.

Os dois edifícios estão localizados na área do conjunto histórico de Iguape, tombada pelo Iphan. As duas intervenções se somam à restauração da Antiga Casa de Fundição, concluída em dezembro de 2015, com recursos de R$ 837 mil, também pelo PAC Cidades Históricas, representando um significativo investimento no Patrimônio Cultural da cidade. O programa está presente em 44 cidades brasileiras, sendo três delas no Estado de São Paulo: Iguape, Santo André e São Luiz do Paraitinga – incluindo 16 ações e uma previsão de investimentos de R$ 54,7 milhões.

Instituto Adelina divulga selecionados para a Residência América Latina +

O Instituto Adelina divulga o nome dos artistas selecionados para a Residência Adelina para América Latina. Os quatro artistas foram selecionados pelo júri composto por Josué Mattos, Camila Bechelany, Galciani Neves, Julia Lima, Vitor Cesar e Renata Cruz.

Na primeira etapa do programa, que acontece entre 01/08 e 29/09, foram selecionados Élle de Bernardini (Brasil) e Natalia Forcada (Argentina). O segundo período será com Abigail Reyes (El Salvador) e Efe Godoy (Brasil) e acontece entre 01/10 e 29/11/18.

Os jurados avaliaram mais de 200 inscrições e, para escolherem os nomes, além da qualidade artística das propostas, também buscaram abranger gêneros e diferentes regiões da América Latina. O júri também buscou localizações diferentes entre os quatro ganhadores (principalmente na escolha dos representantes estrangeiros) para que o projeto amplie seu intercâmbio com a região da América Latina. Mais de 10 países da América Latina tiveram representantes nas propostas enviadas para a convocatória da Residência.

Os quatro artistas residentes terão direito a hospedagem, ajuda de custo e verba de produção para a realização do projeto inscrito e aprovado. Eles também poderão fazer uso do ateliê localizado em Perdizes, e contam com programas públicos realizado pelo Instituto, assim como momentos de ateliê aberto, para exibição de seus processos e obras.

Sobre os artistas
Abigail Reyes (San Salvador, 1984)
Abigail vive e trabalha em La Libertad, El Salvador. Designer gráfico de formação, artista visual e poeta, realizou exposições individuais no Museu MARTE (El Salvador), no Palais de Tokyo (Paris), na Galeria Lokkus (Colômbia), na Galeria Extra (Guatemala), na Manzanita Hall Gallery CSUN (Estados Unidos), no Museu de Arte e Design (Costa Rica), entre outros. Participou de exposições coletivas na Galeria Sies + Höke (Alemanha), Taimiao Art Gallery (Pequim), Context Miami (Estados Unidos), Cine Tonalá (Colômbia), Spacio Poporopo (Guatemala), Teoretica (Costa Rica), Sala Nacional ( El Salvador), Centro Cutural da Espanha (El Salvador), Galeria Lokkus (Colômbia). Participou de residências artísticas em El Salvador e Nicarágua. Em 2012, levou o primeiro lugar no concurso de poesia IpsoFacto e já teve textos publicados na revista mexicana Círculo de Poesia.

Efe Godoy (Sete Lagoas, 1988)
Com propostas artísticas que transitam entre desenho, música e performance, Efe Godoy iniciou a graduação em Artes Plásticas na Escola Guignard (UEMG). Sua relação com o desenho é quase instintiva e começou na própria infância. Em suas obras vemos, frequentemente, animais e plantas em forte simbiose com o humano, além de toda uma intensa ligação com os aspectos ordinários da vida cotidiana, assim como da memória e do passar do tempo. Desde 2010, lidera os vocais do projeto musical “Absinto muito”. Em sua trajetória, Godoy atuou como arte-educador, entre 2011 e 2103, no Instituto inhotim, assim como em uma série de outras exposições.

Élle de Bernardini (Itaqui, 1991)
Artista visual, performer, bailarina e butoka, Élle é uma mulher transexual não-binária. Com formação em ballet clássico pela Royal Academy of Dance, Élle foi aluna dos mestres de butoh japoneses, Yoshito Ohno e Tadashi Endo. É graduanda de filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Suas obras integram os acervos dos Museus, MAC-RS (Brasil); Museu de Arte do Rio Grande do Sul / Margs (Brasil); Acervo Performatus (Portugal). Atualmente, reside na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul.

Natalia Forcada (La Plata, 1981)
Cineasta, artista visual e também das artes cênicas argentina, Natalia tem licenciatura e docência em Direção de Cinema pela Universidad del Cine. A artista já expôs e realizou residências na Itália, Espanha, Colômbia, Equador, Uruguai e Argentina. Foi finalista no Prêmio ITAU 2018; no Talent Contemporains 2016, da Fundação François Schneider; Hors Pistes 2014, do Centro Pompidou Paris em Rosario 2014; entre outros. Também esteve presente na Bienal PerfoArtNet (Colômbia, 2018) e no Festival Anima Mundi (Veneza, 2017).
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Instituto Adelina
Perdizes: r. Cardoso de Almeida, 1.285. Tel. (11) 3868-0050.
Estacionamento conveniado: 25% de desconto para visitantes (Rua Caiubi, 308).
www.institutoadelinagaleria.org.br

Salões, bolsas, curadorias e prêmios têm inscrições de junho a setembro +

Acompanhe na seção “Salões” deste portal Mapa das Artes as datas de encerramento de inscrições para editais de exposição, salões, bolsas, curadorias e prêmios. As primeiras se encerram já neste dia 29/6. Outros prosseguem até setembro.
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Bolsa de Fotografia ZUM / IMS (Instituto Moreira Salles) - Inscrições até 29/6/18
Interfoto - Itu (SP) - Até 29/6
Convocatória BienalSur para Artistas e Curadores - Até 30/6
27º Salão de Arte do CCBEU – MABEU Primeiros Passos | Belém - Até 30/6
7ª Arte Londrina (PR) - Até 1/7
15º Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck – Araras (SP) - Até 1/7
Curadoria para a XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo - Até 10/7
Prêmio Aniceto Matti – Maringá (PR) - Até 16/7
6º Prêmio Luiz de Castro Faria - Até 27/7
2º Prêmio seLecT Arte e Educação - Até 31/7
Seleção de Projetos Culturais Caixa Econômica Federal - Até 3/8
8º Prêmio Ibema Gravura 2018 - Até 31/8
Prêmio Pernambuco de Fotografia - Até 31/8
Seleção 2018 Exposições Solo Sagrado de Guarapiranga - Até 28/9

Funarte realiza capacitação técnica gratuita em sete cidades do país +

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) entre julho e dezembro de 2018 realiza uma série de oficinas e seminários sobre arte e educação nas áreas das artes cênicas, música e artes visuais em sete cidades brasileiras – Goiânia (GO), Londrina (PR), Campina Grande (PB), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). A programação é gratuita e as inscrições são exclusivamente pela internet, até dia 12/07/18, nos links disponibilizados no portal www.funarte.gov.br/artes-Integradas .

A região Centro-Oeste é a primeira a receber o Programa, com oficinas e seminários acontecem entre 17 e 20/07, em Goiânia (GO). Os cursos têm 20 horas de duração, cada, e serão ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. Em cada cidade, serão realizados também dois seminários sobre os temas: “Arte e Educação” e “História da Arte e da Música”.

Depois de Goiânia, o programa segue para Londrina, no estado do Paraná (de 14 a 17/08/18), e para as demais regiões. Até dezembro, o Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018 vai possibilitar a realização de 77 oficinas e 14 seminários, sob o objetivo de valorizar o processo criativo, gerando oportunidades de aperfeiçoamento técnico e artístico para os participantes.

Confira o programa Funarte de Capacitação Técnica 2018:

Oficinas de Artes Cênicas

O Corpo em Cena, com Marluce Medeiros.
17 a 20/07, das 09h às 14h
Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro
Setor Central: r. 3, 1016 – Goiânia (GO). 20 vagas
A oficina propõe o desenvolvimento da consciência corporal, através de atividades que observem os limites, dificuldades, descobertas de padrões e memórias posturais de cada um, que devem ser usadas como facilitadores do aprendizado motor. O objetivo é possibilitar a construção de um corpo disponível para o movimento, identificando as tensões e controlando o excesso de energia gasto para desenvolver determinada ação, encontrando o momento da dança de cada um.

Marluce Medeiros é bailarina, coreógrafa e professora, graduada em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Atuou como diretora residente, preparadora corporal e assistente de coreografia do espetáculo Bem Sertanejo – o Musical. Ministrou oficinas no sistema Firjan e Sesc. Como bailarina, participou de várias produções em TV, teatro e cinema, além de diversos espetáculos de dança no Brasil e no exterior. Em 2004, fundou o Studio Talento e Arte Escola de Dança, do qual é diretora artística. É assistente do coreógrafo Renato Vieira e preparadora corporal nos musicais Sambra -100 anos de Samba, Gilberto Gil, Aquele Abraço – o Musical e Zeca Pagodinho – Uma História de Amor ao Samba.
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Aprimoramento Vocal, com Jane Celeste Guberfain
17 a 20/07, das 14h às 19h
Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. 20 vagas.
A oficina propõe a aplicação de diversas metodologias fonoaudiológicas, teatrais e de canto para o desenvolvimento do trabalho vocal do ator; a vivência de situações de comunicação em público e improvisos, com foco nas necessidades identificadas por cada participante; além de abordar os seguintes tópicos: a respiração como forma de controle das emoções e melhor rendimento vocal; a composição vocal – aplicação em personagens diversos; ação expressiva coordenada da voz com o corpo, visando ao envolvimento do público e em conexão com conteúdo verbal e não-verbal, com verdade cênica.
Jane Celeste Guberfain é professora responsável pelas disciplinas de Voz da Escola de Teatro da UNIRIO. Fonoaudióloga, Especialista em voz. Mestra e Doutora em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Diretora científica do Estúdio da Voz no Rio de Janeiro. Preparadora vocal de diversas companhias teatrais como: Armazém Cia de Teatro, Cia Milongas e Pandorga Cia de Teatro. Principais publicações: Voz em Cenavolumes 1 e 2 (editora Revinter); A voz e a poesia no espaço cênico (editora Synergia e FAPERJ).
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Direção Teatral – Noções Básicas, com Antonio Gilberto
17 a 20/07, das 09h às 14h
Teatro Goiânia
Setor Central: r. 23, 252 – Esquina com av. Tocantins – Goiânia (GO)
20 vagas.
A oficina aborda os diversos passos do processo da direção de um espetáculo teatral, com o objetivo de promover uma visão geral deste trabalho, fundamental para o processo da criação teatral. Entre os tópicos que serão apresentados estão: noções básicas das principais correntes da direção teatral; a prática do trabalho do diretor teatral; a análise do texto; a construção da concepção do espetáculo; o trabalho do ator (voz, corpo, trabalho intelectual); a interlocução entre os diversos signos do espetáculo: cenografia, indumentária, iluminação, objetos cênicos, projeções etc; os ensaios e suas diversas etapas; a apresentação – ator e público no “aqui e agora”.
Antonio Gilberto é diretor, pesquisador e produtor teatral. Formou-se em Artes Cências/Direção Teatral na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Psicologia na PUC/RS. Estreou profissionalmente em 1984 , na cidade do Rio de Janeiro, como assistente de direção de Domingos Oliveira no espetáculo Irresistível Aventura, produzido e protagonizado pela atriz Dina Sfat.
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Iluminação Cênica, com Jorge de Carvalho
17 a 20/07, das 14h às 19h
Teatro Goiânia
20 vagas
A oficina se propõe à arte de observar, fundamento básico para o fazer teatral e a utilização da improvisação como ciência, comprovada nos workshops intitulados: “Criação de uma iluminação improvisada”. Entre os tópicos a serem abordados estão: a síntese da história da iluminação antes da luz elétrica; a descoberta da luz elétrica e seus dois segmentos principais; iluminação civil e iluminação artística – a diferença entre as duas, os primeiros artefatos de luz no surgimento da luz elétrica e seus aprimoramentos tanto nos equipamentos, nos tipos de lâmpadas utilizadas e nas mesas de luz – de analógicas para digitais (computadorizadas), quanto na utilização dos refletores moving lights e de led (diodos); iluminação básica para cada tipo de espetáculo e suas particularidades; considerações relevantes sobre criação de luz.
Jorginho de Carvalho é iluminador e diretor. Iniciou suas atividades artísticas no teatro O Tablado. Hoje, tem um currículo com mais de 500 “desenhos de luz” realizados nos últimos 50 anos para espetáculos de teatro, ópera, dança, shows, desfiles de moda e exposições, tendo ministrado oficinas de iluminação cênica (teatral) por todo o país por mais de 25 anos. É também responsável pela criação e execução de diversos projetos de iluminação cênica para teatros e museus no Brasil.
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Produção e Administração Teatral, com Cacau Gondomar
17 a 20/07/18, das 14h às 19h
Vila Cultural Cora Coralina
Setor Central: r. 3, s/n – Goiânia (GO)
20 vagas.

O curso tem como objetivo oferecer aos participantes noções gerais de produção e gestão de projetos culturais nas Artes Cênicas. Assim, serão enfatizados os seguintes tópicos: missão, planejamento, projetos, leis de incentivo, editais, captação de recursos, planos de mídia, produção executiva, projetos de acessibilidade, democratização de acesso e prestações de contas.

Cacau Gondomar é produtora cultural, atriz e designer, pós-graduada em gestão comercial. Atuante no segmento de peças infantis, participou da produção da trilogia Sambinha, Bossa Novinha – A Festa do Pijama e Forró Miudinho e também do premiado espetáculo infantil Makuru – Um Musical de Ninar.

Oficinas de Música
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Gestão Cultural com Ana Luísa Lima
17 a 20/07, das 9h às 14h
Vila Cultural Cora Coralina
40 vagas
O curso traz à discussão as possibilidades da gestão cultural e as especificidades da área da música. Como ser gestor de sua própria carreira ou do seu grupo? Qual o limiar entre a atuação do artista e do gestor? Como ser gestor cultural no Brasil e quais são seus principais desafios? São questões importantes para entender a área cultural a partir da sua vivência cotidiana.

Ana Luíza Lima estudou Gestão e Produção Teatral na instituição de ensino CPDOC/FGV. É sócia na empresa Caseiras Produções Culturais e professora do curso de Bacharelado em Produção Cultural no Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ. Anteriormente, trabalhou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
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História da Música Brasileira, com Luís Pimentel
17 a 20/07, das 14h às 19h
Vila Cultural Cora Coralina
Setor Central: r. 3, s/n –Goiânia (GO)
40 vagas.

O curso vai percorrer a história da música brasileira desde o início, dos primeiros compositores do período colonial, passando pelos ritmos e genêros da diversidade musical brasileira, até os dias de hoje.

Luís Pimentel é jornalista, escritor e pesquisador da música brasileira. Trabalhou em diversas redações de jornais e revistas do Rio de Janeiro, foi autor-roteirista de programas de humor para a TV, e tem livros publicados em variados gêneros (música, teatro, contos, poesia, infantojuvenil e textos de humor).
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Trilha Sonora com Mauricio Domene
17 a 20/07, das 14h às 19h
Museu de Arte de Goiânia
Setor Oeste: r. 1, 605 –Goiânia (GO)
40 vagas.

O curso aborda a música no audiovisual, sua história, os aspectos perceptivos, o processo de criação, aspectos da produção e dicas para músicos que querem entrar neste mercado.

Mauricio Domene é compositor e produtor musical. Formado pela Berklee em Music Composition for Film and TV (curso livre). Estudou Improvisação e Arranjo com José Carlos Prandini; Harmonia com Claudio Leal; Percepção musical com Ricardo Brein entre outros.
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Oficinas de Artes Visuais

Pensamento Escultórico com Marcone Moreira
17 a 20/07, das 14h às 19h
Museu de Arte de Goiânia
Setor Oeste: r. 1, 605 – Goiânia (GO)
20 vagas.

A oficina parte do relato da experiência do artista Marcone Moreira em trabalhos de colaboração com comunidades e mestres de saberes - vendedores ambulantes, carpinteiros navais etc. O curso visa proporcionar um ambiente de troca e motivação para experimentações do trabalho no âmbito da escultura e instalação contemporâneas.
Público-alvo: artistas em início de carreira e estudantes.

Marcone Moreira iniciou suas experimentações artísticas no final dos anos 1990 e, desde então, vem participando de diversas exposições pelo país e no exterior. Sua obra abrange várias linguagens, como a produção de pinturas, esculturas, vídeos, objetos, fotografias, e instalações. Seu trabalho está relacionado à memória de materiais gastos (embarcações, carrocerias, utensílios de trabalho) e impregnados de significados culturalmente construídos, que revelam a riqueza expressiva da cultura e visualidade amazônica. Prêmios: 4º Prêmio Marcantonio Vilaça, CNI/Sesi/Senai; Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística, concedida pelo Instituto de Artes do Pará, Belém (PA), em 2009; premiado no X e XV Salão da Bahia, Salvador (BA); Prêmio Projéteis Funarte de Arte Contemporânea 2007; premiado no Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (SP); e Bolsa Pampulha, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte (MG), em 2005.
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Arquiteturas Poéticas: autoconstrução, desconstrução e pizza com Daniel Murgel
17 a 20/07, das 14h às 19h
Museu de Arte de Goiânia
20 vagas.

A oficina aborda o tema da arquitetura e da construção sob um ponto de vista poético, aproximando-se da escultura e da ideia de ressignificação de objetos quotidianos. A autoconstrução é o fenômeno que reflete a verdadeira identidade da arquitetura no Brasil (85% dos brasileiros constroem sem auxílio de arquitetos). Durante os quatro dias de oficina, o objetivo é projetar e construir um forno rústico com aspectos escultóricos que seja capaz de assar uma pizza ao final da construção. Todo o processo será permeado por conversas sobre a potência do improviso e da gambiarra na elaboração de um projeto.
Daniel Murgel é bacharel em Belas Artes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez exposições individuais em diversos locais do país. Também participou do programa Rumos de Artes Visuais, em 2011; e Bolsa Pampulha, no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), em 2010. Foi premiado no 64° Salão de Abril e no Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio do IPHAN.
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Oficina de Conservação de Fotografias com Patricia de Filippi
17 a 20/07, das 14h às 19h
Museu da Imagem e do Som
Setor Central: pça. Cívica, 2 – Goiânia (GO)
20 vagas.

A oficina pretende mostrar uma linha do tempo dos materiais fotográficos com o objetivo de analisar os elementos que compõem as fotografias e as coleções fotográficas a serem preservadas atualmente. O curso aborda estratégias de acesso e preservação de coleções fotográficas de diversas épocas, especialmente no Brasil, um país tropical. Também orienta como planejar uma reserva técnica fotográfica para garantir sua conservação no presente e no futuro.

Patricia de Filippi é formada em Arquitetura e Urbanismo. Sempre esteve envolvida com a fotografia e cinema. Interessou-se por pesquisas na área da técnica fotográfica e o foco principal tem sido a preservação, conservação e restauro fotográfico e cinematográfico tanto no campo analógico quanto digital. Fez cursos de especialização, faz parte de associações que compartilham a troca profissional das práticas atuais e tem trabalhado há 30 anos na área de cultura no Brasil, em diferentes instituições públicas e privadas comprometidas com a preservação de seus acervos.

Seminários

18/07/18 às 19h - Seminário Arte e Educação
Vila Cultural Cora Coralina

Lilian Amaral - Doutora e mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Universidade Complutense de Madrid. Artista visual, curadora e pesquisadora em Arte urbana contemporânea. Alan Maia Silva - Professor, graduado em Publicidade e Propaganda e mestre em Serviço Social pela PUC-Rio, é especializado em Nonprofit Management pela Harvard Business School. Participação de um palestrante contemplado pelo Edital Prêmio Funarte Arte e Educação 2018.

18/07, às 19h - Seminário História da Arte e da Música
Vila Cultural Cora Coralina

Maria Helena Bernardes - Artista visual e professora de História e Teoria da arte.
Luís Pimentel - Jornalista, escritor e pesquisador da música brasileira.
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Mais informações:
ascomfunarte@funarte.gov.br - (21) 2279 8065 | (21) 2279 8056.

Pinacoteca ganha novo prédio para arte contemporânea +

A Pinacoteca do Estado de São Paulo anunciou oficialmente em 13/06/18 a aquisição de um novo prédio onde funcionará a Pina Contemporânea, terceiro edifício da instituição voltado para exposições contemporâneas, oficinas, programação cultural e promoção de atividades no entorno do museu.

Após uma longa negociação que permeou diferentes administrações da Secretaria da Cultura e da Pinacoteca, a oficialização da transferência do novo edifício propõe expandir o espaço e sua coleção, além de aprofundar a programação pública, sobretudo sua relação com os moradores e entorno dos bairros da Luz e do Bom Retiro.

O novo espaço está localizado a 50 metros do edifício da Pina Luz, na avenida Tiradentes, esquina com a rua Ribeiro de Lima, em um terreno contíguo ao Parque da Luz. O local sediou até 2014 o Grupo Escolar Prudente de Moraes, hoje ocupando novas instalações no mesmo bairro, e agora formalmente cedido pelo Governo do Estado de São Paulo ao museu. O complexo possui ao todo cerca de 7mil metros quadrados, com cerca de 3 mil metros de área construída, e originalmente projetado pelo Escritório Ramos de Azevedo. Após incêndio ocorrido em 1930, foi substituído, em 1950, por um edifício projetado por Hélio Duarte, importante arquiteto modernista.

No segundo semestre de 2018, será feito um convite a arquitetos aptos a realizar o projeto e a adequação do edifício. Em 2019, será executado um plano de captação de recursos para as obras.

ArtRio 2018 apresenta novo programa Brasil Contemporâneo +

A ArtRio estreia em 2018 um novo programa, o Brasil Contemporâneo, espaço dedicado a galerias fora do eixo Rio de Janeiro - São Paulo, com a apresentação dos artistas que representam. A coordenação é de Bernardo Mosqueira.

A criação deste novo programa possibilita destaque para uma visão mais ampla da produção artística nacional, que, entre as prioridades da ArtRio, pode dar valorização da arte brasileira e a divulgação dos artistas nacionais entre os colecionadores e curadores.

O curador Bernardo Mosqueira selecionou galerias de diversas cidades para a apresentação de propostas para a participação na ArtRio. Cada galeria deverá apresentar um projeto solo, trazendo obras de um único artista representado.

O curador carioca Bernardo Mosqueira é diretor do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, à frente do Comitê Curatorial. Pertence também ao grupo de fundadores e gestores do Solar dos Abacaxis, espaço de Arte, Educação e Transformação Social no Rio de Janeiro. Em sua trajetória, venceu a 9ª edição do Prêmio Lorenzo Bonaldi para curadores com menos de 35 anos, realizado bianualmente pelo GAMeC, em Bergamo, na Itália.

A ArtRio 2018 acontece de 26 a 30/09 na Marina da Glória.
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www.artrio.art.br

Governo francês lança loteria para financiar conservação de patrimônio +

O presidente francês Emmanuel Macron está lançando uma nova loteria nacional para financiar a restauração de prédios históricos e obras de arte. A nova raspadinha de € 15 (cerca de R$ 70,00)) vai impulsionar o orçamento do país e financiar a restauração de vários locais, incluindo um castelo do século 12 na Borgonha e um aqueduto romano. A loteria anual vai estrear em setembro e espera arrecadar entre US$ 18 milhões e US$ 22 milhões a cada sorteio.

David Gryn e Max Reinhardt são os curadores do MIRA na ArtRio 2018 +

O americano David Gryn é o novo curador do programa Mira, na ArtRio 2018. O programa, que no ano passado foi totalmente voltado à videoarte, nesta edição conta com o setor música, cuja seleção fica a cargo do DJ britânico Max Reinhardt. Ambos já participaram de outros trabalhos juntos, durante a Art Basel Miami Beach e Moscou Museum Nights.

David Gryn é diretor da Daata Editions (www.daata-editions.com) , plataforma online líder para o comissionamento, venda e exibição de artistas. É também diretor da Artprojx, consultoria especializada no desenvolvimento de projetos e captação de recursos entre outras atividades sempre com foco no segmento de Arte.

O inglês Max Reinhardt é DJ, músico, locutor e apresentador do Late Junction na BBC Radio 3. Reinhardt é parceiro de longa data de David Gryn, já tendo realizado projetos de arte em parceria durante a Art Basel Miami Beach e Moscou Museum Nights, além de ter participado de diversos programas ao vivo realizados em Londres.

O MIRA, que teve sua primeira edição em 2017 com uma agenda focada em vídeo arte, cresce este ano e incorpora também a música, sendo complementado pelo som ao vivo de Max Reinhardt. As exibições serão em espaço ao ar livre na Esplanada da Marina da Glória.

As inscrições para o programa MIRA estão abertas. As galerias podem enviar suas propostas através do site da ArtRio (www.artrio.art.br/mira-application). Todas as propostas e obras apresentadas serão avaliadas pelo curador do programa.

A ArtRio 2018 acontece entre 26 e 30/09/18 na Marina da Glória.
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Mais informações:
www.artrio.art.br

27º Encontro Nacional da ANPAP ocorre na Unesp São Paulo +

A Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas realiza entre 24 e 28/09/18 o 27º Encontro Nacional da ANPAP no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Campus de São Paulo.

Sob o título “Práticas e confrontAÇÕES”, busca discutir as pesquisas realizadas no campo das Artes Visuais, que resultam em modos de pensar, de operar e de instaurar as produções. Pretende também enfatizar as reflexões sobre as práticas e experiências poéticas enquanto “táticas de resistência”, que rompem com os sistemas disciplinares e verticais, para negociar outras conformações potenciais, (mais) horizontais e múltiplas.

O encontro tem série de simpósios, onde interessados podem participar enviando artigos resultantes de pesquisas sistemáticas não diretamente vinculadas ao tema. Serão selecionadas e priorizadas as submissões de artigos que promovam a articulação entre pesquisas que apresentem relações teóricas, conceituais e/ou práticas com o tema proposto para o 27º Encontro da ANPAP (vide edital no site www.anpap.org.br).

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Destaque para o simpósio “Curadorias Artísticas. Mediação e o Acesso à Cultura: Práticas E Confrontações Educativas”, com Fabiane Pianowski (FURG), Marcos Rizolli (Mackenzie) e Sylvia Helena Furegatti (Unicamp).

Existe a necessidade de geração de políticas públicas que bem possam demandar ações de acesso e de formação de público para as diversas atividades culturais no país. As ações curatoriais e educativas em exposições de arte têm demonstrado contribuir na formação cultural e vem se intensificando ao longo dos anos, tanto nas visitas guiadas quanto na produção de material paradidático.
Neste sentido, seria importante conhecer os diferentes modos curatoriais – das gêneses propositivas às consequentes expografias – para identificar seus vínculos com os fazeres da ação educativa nas exposições de arte; a fim de, não apenas mapear estas práticas, mas principalmente entender como se dão os processos de concepção, elaboração e execução dessas ações, em especial no que diz respeito à construção em conjunto e o agenciamento colaborativo entre artista, curador e educador.
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Mais informações:
Instituto de Artes da Unesp
Barra Funda: r. Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, estação Barra Funda do Metrô, tel. (11) 5627-7012.
www.ia.unesp.br

Brancusi bate recorde em leilão da Christie’s +

A escultura única em bronze “La Jeune Fille Sophistiquée (Portrait de Nancy Cunard)", de 1932, bateu o recorde mundial para uma obra do escultor moderno romeno Constantin Brancusi (1876-1957) no leilão de obras modernas e impressionistas na Christie’s, em Nova York, na noite de terça-feira, 15/5/18, ao ser vendida por US$ 71 milhões.

Nova York ganha museu dedicado ao pôster em 2019 +

O primeiro museu dedicado à arte gráfica do pôster (Poster House) vai chegar em Nova York (Chelsea) em 2019. Um evento pop-up do museu já apresentou folhetos da Max's Kansas City e do CBGB, bem como campanhas clássicas da Madison Avenue.

Fortes D’Aloia e Gabriel inaugura escritório em Lisboa +

A galeria paulistana Fortes D’Aloia & Gabriel inaugura nesta terça-feira, 15/5/18, seu escritório em Lisboa com a exposição “Mundo Vasto Mundo”, que reúne obras de uma seleção de seus artistas representados. O escritório está localizado em um charmoso prédio pombalino no coração do bairro de Chiado, no mesmo endereço onde funcionou o Consulado Geral do Brasil em Portugal. A mostra apresenta obras de Adriana Varejão, Armando Andrade Tudela, Damián Ortega, Erika Verzutti, Ernesto Neto, Iran do Espírito Santo, Jac Leirner, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, Julião Sarmento, Leda Catunda, Los Carpinteros, Marina Rheingantz, Marine Hugonnier, Mauro Restiffe, Robert Mapplethorpe, Rodrigo Cass, Rodrigo Matheus, Sara Ramo, Simon Evans, Tamar Guimarães & Kasper Akhoj e Valeska Soares e fica em cartaz até 10/6/18, de segunda a sábado, apenas com horário marcado.

Galeria de Arte Ibeu recebe inscrições para o Salão de Artes Visuais Novíssimos +

A Galeria de Arte Ibeu recebe inscrições até 06/05/18 de artistas para o 47ª edição do Salão de Artes Visuais Novíssimos. O edital é destinado a pessoas de todo o Brasil e tem como proposta reconhecer e estimular a produção de novos artistas, apresentando um recorte do que vem sendo produzido na arte contemporânea brasileira em suas variadas vertentes. Os interessados podem conferir o edital e a ficha de inscrições pelo link: www.ibeugaleria.blogspot.com.
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Mais informações:
Galeria de Arte Ibeu
Jardim Botânico: r. Maria Angélica, 168. Tel:. (21) 3239-2863. Rio de Janeiro – RJ.
www.ibeu.org.br

Prêmio Hugo Boss de 2018 anuncia seis finalistas +

O Prêmio Hugo Boss de 2018 anuncia seus seis finalistas, cujas origens e práticas variam desde a África Ocidental e Central à América do Norte. A diretora artística e curadora chefe do Museu Solomon R. Guggenheim (NY), Nancy Spector, anunciou os indicados, exaltando-os por “explorar questões sociais urgentes e fornecer novo vocabulário artístico para examinar temas pessoais e universais”.

São eles: Bouchra Khalili, de Casablanca (Marrocos) e vive e trabalha em Berlim e Oslo; Simone Leighm, de Chicago e reside no Brooklyn; Teresa Margolles, de Sinaloa (México) e vive na Cidade do México; Emeka Ogboh, nascida em Enugu (Nigéria) e atualmente mora em Lagos e Berlim; Frances Stark, de Newport Beach (Califórnia) e reside em Los Angeles; e Wu Tsang, de Worcester (Massachusetts) e também vive em Los Angeles.

O prêmio bienal, administrado pela Fundação Solomon R. Guggenheim, foi lançado em 1996 para “reconhecer a excelência nas artes visuais”. A premiação é uma das maiores em espécie (US $ 100 mil) oferecido a artistas que trabalham no campo da arte contemporânea. Os vencedores do passado incluíram Tacita Dean, Emily Jacir, Hans-Peter Feldmann, Danh Vo, Paul Chan e Anicka Yi.

O vencedor, que ainda será anunciado este ano, também terá destaque com uma exposição individual no museu em 2019. O júri internacional é composto por Nancy Spector, Dan Fox, co-editor da revista Frieze; Sofía Hernández Chong Cuy, curadora da Colección Patricia Phelps de Cisneros; Bisi Silva, diretora artística do Centro de Arte Contemporânea de Lagos; Susan Thompson, curadora associada do Guggenheim; e Joan Young, diretora de assuntos curatoriais do Guggenheim.

A seleção dos artistas indicados ao Hugo Boss Prize e a escolha final do vencedor parece ser influenciada pela turbulência política do momento. Em um comunicado, os jurados disseram que estão atentos a como cada artista “persegue inquéritos profundamente existenciais nas lutas individuais, bem como aqueles com ressonâncias sociais mais amplas e demonstram um compromisso de trazer a arte para o centro dos debates oportunos na sociedade”.

Bill Gates oferece o Codex Leicester, de Da Vinci, para Florença +

O bilionário rei da tecnologia e amante das artes, da cultura e da filantropia Bill Gates ofereceu o manuscrito de Leonardo da Vinci “Codex Leicester” para que seja exibido em Florença (Itália) pela primeira vez em 35 anos. O manuscrito científico escrito entre 1504 e 1508 ficaria na Galleria Uffizi entre 29/10/2018 e 20/1/2019 para as comemorações de 500 anos de morte de Da Vinci. O manuscrito é composto por Apresenta-se na forma de 18 folhas duplas ou em 72 páginas no formato de 21,8 x 29,5 cm e está conservado no Museu Britânico, em Londres. Inclui estudos de Astronomia, Meteorologia, Hidráulica, Cosmologia, Geologia, Paleontologia e outros estudos cientificos e técnicos. Gates adquiriu o manuscrito em um leilão da Christie´s em Nova York em 11/11/1994 por US$ 30,8 milhões.