destaques
conteúdo
publicidade
editorial
Pare o mundo que eu quer descer!

2017 não tem sido um ano fácil... Aliás, tem sido tão difícil que me fez lembrar aquela canção de Silvio Brito, “Pare o Mundo que Eu Quero Descer”!
“Pare o mundo/ Que eu quero descer/ Que eu não aguento mais/ Escovar os dentes/ Com a boca cheia de fumaça... Pare o mundo que eu quero descer/ Por que eu não aguento mais notícias de corrupção, violência que não param de aumentar/ E pensar que a poluição contaminou até as lágrimas/ E eu não consigo mais chorar... E ainda por cima/ Tem que pagar prá nascer/ Tem que pagar prá viver/ Tem que pagar prá morrer...”
O que fazer então senão apelar para os astros!? Neste bimestre, além da Terra, podemos contar com Mercúrio, Plutão e o regente Saturno... Os três saem de seus períodos retrógrados e isso abre caminho para o diálogo, a comunicação e os negócios... Que os astros me ouçam! Também é preciso ter fé e contar também com a Lua Nova de setembro, que chega na noite de 20/9 e marca o início do Rosh Hashaná, o ano novo judaico (5.778) e também o início do Muharram, o ano novo islâmico (1.439). E um ano novo é sempre algo auspicioso!!! Que Deus me ouça!!!
Também será um alento os dois feriados que caem na quinta-feira: 7/9, dia da Independência, e 12/10, dia de Nossa Senhora Aparecida, de mamãe Oxum e das crianças... E aqui vai um axé para todas as crianças neste mês de São Cosme e Damião!
No que diz respeito às artes plásticas, podemos comemorar algumas poucas, mas fundamentais, iniciativas públicas e privadas, a saber: 1 - A bem-sucedida primeira edição da Semana de Arte, no hotel Unique, organizada pelos galeristas Luisa Strina e Thiago Gomide, pelo empresário cultural Emilio Kalil e pelo curador Ricardo Sardenberg, que agradou muito os galeristas participantes. 2 - A abertura da unidade 24 de Maio do SESC, no centro da cidade, com projeto de Paulo Mendes da Rocha e mostra inaugural curada por Paulo Herkenhoff, que aponta para os problemas do centro da cidade. 3 - A iminente inauguração da sede do Instituto Moreira Salles, na av. Paulista, projeto da Andrade Morettin Arquitetos (19/9 para convidados e 20/9 para o público). 4 - A 9ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, projeto idealizado e organizado por este Mapa das Artes, cujas inscrições já devem estar abertas (acompanhe na seção Salões do site www.mapadasartes.com.br). 5 - E por fim, a 7ª edição da ArtRio, a feira internacional de arte do nosso querido, maltratado e absurdamente roubado balneário do Rio de Janeiro, que acontece entre 13 e 17/9, em novo endereço, na Marina da Glória!

O Mapa das Artes agradece a Adelina Galeria e o artista plástico e fotógrafo Andrei Thomaz pela cessão da imagem “República” (2017), reproduzida na capa desta edição do Mapa das Artes.
|
Celso Fioravante
Editor
mapadasartes@uol.com.br