Edital de ocupação Centro de Artes da UFF - Fotografia - Niterói (RJ)
O Centro de Artes UFF recebe inscrições entre 01/06/17 e 18/08/17 para apresentação de propostas para exposições de artistas ou grupos artísticos interessados em expor seus trabalhos a fim de integrar o calendário da Galeria de Arte UFF e do Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada, no período de fevereiro de 2018 a janeiro de 2019. Confira o regulamento completo:
1. OBJETO
A presente Chamada Pública tem por objetivo selecionar projetos de artistas ou grupos artísticos interessados em integrar o calendário de exposições da Galeria de Arte UFF e do Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada, no período de fevereiro de 2018 a janeiro de 2019. As exposições são produzidas pela Divisão de Artes Visuais do Centro de Artes UFF e tem como objetivo principal promover e divulgar a produção de arte contemporânea, com vistas a fomentar a pesquisa, estimular novos processos investigativos e experimentações de linguagens, além de fortalecer as dinâmicas sociais da arte.
2. INSCRIÇÕES
2.1. O período de inscrições para apresentação das propostas é de 01 de junho de 2017 a 18 de agosto de 2017.
2.2. O presente edital destina-se a artistas, interessados em expor seus trabalhos na Galeria de Arte UFF e no Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada.
2.3. As inscrições deverão ser feitas mediante o encaminhamento de propostas acompanhadas dos seguintes documentos e informações:
2.3.1. Ficha de inscrição (ANEXO I) totalmente preenchida e assinada pelo proponente, representante ou curador (caso exista);
2.3.2. Currículo(s) e/ou portifólio(s) do(s) artista(s);
2.3.3. Projeto expográfico e descritivo da exposição, contendo imagens dos trabalhos a serem expostos e/ou descrição dos trabalhos que tenham mídias alternativas, suas características técnicas e o detalhamento da estrutura e do material necessário para sua montagem.
2.4. Em caso de inscrição de um grupo artístico (coletiva) a ficha de inscrição deve conter os dados de um proponente, mas o projeto deverá conter as informações de todos os artistas que o compõem;
2.5. As propostas encaminhadas não poderão ser alteradas quando da realização da exposição.
2.6. Os projetos deverão ser enviados somente com reproduções dos trabalhos. Não serão aceitos trabalhos originais na seleção. No caso de mídias como vídeo, poderão ser enviados em DVD ou pen drive.
2.7. O termo de participação consta nos anexos do Edital (ANEXO II) apenas para que os candidatos tenham conhecimento do seu conteúdo, não sendo necessário o seu preenchimento nesse momento.
2.8. Não serão analisados projetos cuja inscrição estiver incompleta.
2.9. As inscrições deverão ser feitas, obrigatoriamente pelo correio. Não serão aceitas inscrições no local.
2.10. Serão desclassificadas as propostas que não cumpram o limite da data de postagem pelo correio, dia 18/08/17, conforme o cronograma no item 5. 2.10.1.
As propostas deverão ser postadas para o seguinte endereço:

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CENTRO DE ARTES UFF DIVISÃO DE ARTES VISUAIS
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói – RJ CEP 24220-001

3. SELEÇÃO
3.1. Os projetos serão avaliados por uma Comissão de Seleção designada pelo Centro de Artes UFF, composta por membros de representação no campo das artes. Sua composição será divulgada ao fim do processo de seleção, no site do Centro de Artes UFF. A missão da Comissão será a de analisar as propostas apresentadas e definir quais projetos atenderam às exigências deste Edital e na sequência definir o cronograma anual das exposições.
3.2. A Comissão de Seleção poderá propor exposições coletivas a partir da escolha de projetos individuais, e propor a inclusão de projetos individuais em projetos coletivos, desde que assim defina.
3.3. Os projetos serão analisados de acordo com critérios de contemporaneidade, qualidade técnica e/ou pertinência conceitual, relevância e viabilidade da proposta.
3.4. Os materiais dos projetos não selecionados deverão ser retirados impreterivelmente pelos proponentes (ou por portador, com a sua autorização por escrito) no período de 09 de outubro de 2017 a 10 de novembro de 2017, no horário de 14h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e recessos), na Secretaria do Centro de Artes da UFF. Após essa data, o material será descartado pelo Centro de Artes da UFF.

4. RESULTADO
O resultado será divulgado no site do Centro de Artes UFF (http://www.centrodeartes.uff.br/edital/) conforme cronograma do item 5. A seleção e as decisões da Comissão de Seleção serão tomadas de forma soberana e definitiva, não cabendo nenhum tipo de recurso.
5. CRONOGRAMA
Publicação do Edital 29/05/2017
Período de inscrição 01/06/17 a 18/08/17
Avaliação dos trabalhos 21/08/17 a 29/09/17
Divulgação do resultado no site do CEART (http://www.centrodeartes.uff.br/edital/) 02/10/17

6. DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1. O Centro de Artes UFF se compromete com a cessão do espaço, serviço de montagem e iluminação da exposição, divulgação, produção visual do convite virtual, produção visual e impressão do folder. Outros materiais e serviços, coquetel de inauguração (não obrigatório) e demais custos serão por conta do proponente.
6.2. As exposições poderão ser individuais ou coletivas.
6.3. Serão aceitas propostas nas seguintes modalidades: pintura, escultura, gravura, cerâmica, objeto, instalação, intervenção, vídeo, performance, entre outras variações, para os espaços da Galeria de Arte UFF e fotografia no Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada. Cada projeto permanecerá em exposição por, no mínimo, 30 dias.
6.4. Não existe quantidade mínima ou máxima de trabalhos a serem expostos. Recomenda-se que seja feito um layout da montagem de acordo com as plantas baixas das galerias, anexadas ao Edital.
6.4.1. O Centro de Artes UFF não disponibiliza materiais para a produção dos trabalhos a serem expostos, estes ficarão por conta do expositor;
6.5. Ficará a critério da Divisão de Artes Visuais, em acordo com o artista e a curadoria, a disposição e distribuição das obras nos espaços de exposições.
6.6. No intuito de ampliar o acesso a espaços públicos de fomento à arte (Galeria de Arte UFF e Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada), os selecionados no Edital do ano de 2016 não poderão concorrer ao presente Edital, tanto em exposições coletivas como em individuais.
6.7. A confirmação da participação do projeto selecionado deverá ser feita com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias da data prevista para sua inauguração mediante contato com a Divisão de Artes Visuais do Centro de Artes UFF e entrega do Termo de Participação devidamente assinado.
6.8. O agendamento das exposições ficará a critério da Divisão de Artes Visuais do Centro de Artes UFF.
6.9. O Centro de Artes da UFF não oferece pró-labore ou prêmio para os canditatos selecionados no Edital.
6.10. Uma vez selecionado, o proponente deverá se comprometer com as normas e diretrizes para a realização da exposição previstas no Termo de Participação (ANEXO II), presente no Edital para ciência. Caso o proponente não cumpra os procedimentos previstos no Termo de Participação poderá ser substituído por outro, a ser indicado pela Comissão de Seleção;
6.11. Esclarecimentos acerca do conteúdo desta Chamada Pública poderão ser obtidos através do e-mail editalgaleriauff@gmail.com Niterói, 29 de maio de 2017.
|
Mais informações:
Centro de Artes Universidade Federal Fluminense - Niterói (RJ)
Icaraí: Rua Miguel de Frias 9, tel. (21) 3674-7525.
www.centrodeartes.uff.br
   
CRONOGRAMA
Início das inscrições
01 de Junho de 2017

Término das inscrições
18 de Agosto de 2017