Goethe-Institut - Goethe na Vila - Vila Itororó - São Paulo (SP)

O Goethe-Institut recebe inscrições até 05/09/17 para 2ª chamada do “Goethe na Vila”, um espaço para projetos culturais sem fins lucrativos com o objetivo de potencializar e diversificar a participação de interessados em ativar o complexo da Vila Itororó, na Bela Vista em São Paulo. Serão selecionados oito projetos a serem desenvolvidos ao longo de 2018 no Goethe na Vila, situado na chamada casa 8. Cada projeto selecionado deve ocupar o espaço durante 30 dias e se desenvolver de forma autônoma. Não há restrição quanto ao suporte ou ao formato do projeto: a inscrição é livre para qualquer disciplina ou área das artes e da cultura. A chamada é voltada tanto pra iniciativas individuais quanto coletivas.
São de especial interesse propostas que dinamizem o espaço e que se empenhem na experimentação dos seus usos, a fim de enriquecer a programação do projeto Vila Itororó - Canteiro Aberto. Através da cultura, esses projetos devem abordar e problematizar desde políticas do espaço, a relação centro-periferia, o processo de gentrificação, que valorizam a diversidade e a integração com o entorno. Os contemplados receberão um apoio financeiro de até R$ 12 mil reais para desenvolver a proposta. As inscrições podem ser feitas pelo regulamento e formulário de inscrição pelo site www.goethe.de/saopaulo/goethenavila.

|
A Vila Itororó, construída em 1922, com 7 mil m², é um dos últimos exemplares remanescentes de um tipo de construção típico de bairros operários da cidade. As casas que integram a vila carregam diversos fragmentos da história local, em especial peças resgatadas da demolição do Teatro São José, que funcionou de 1903 até 1923 na frente do Teatro Municipal. A restauração foi iniciada em 2014.
O Goethe-Institut possui atividades no mundo todo como instituição cultural da República Federal da Alemanha, tendo como missão promover o aprendizado da língua alemã no exterior e fomentar a cooperação cultural. Promove o intercâmbio cultural por meio de eventos nas áreas de cinema, música, dança, teatro, artes plásticas e literatura, unindo suas experiências e ideias com as de parceiros no Brasil. Está presente em mais de 90 países. No Brasil, tem cinco institutos.
|
Mais informações:
www.goethe.de/saopaulo/goethenavila
   
CRONOGRAMA
Término das inscrições
05 de Setembro de 2017