4ª Edição Novas Poéticas (BA e RJ) 2017
O Novas Poéticas recebe inscrições até 29/07/17 de artistas-pesquisadores brasileiros para compor o projeto na cidade de Salvador, na Bahia, composto por exposição em setembro e novo proposta com cinco artistas convidados em outubro no Rio de Janeiro. Para ampliar questões como diferença e a diversidade dos espaços que o Novas Poéticas visa investigar/inaugurar anualmente com suas propostas, pensaremos esta edição sob o prisma do conceito de cosmopolítica. Confira o regulamento:
|
INSCRIÇÕES
1.1 . As inscrições serão gratuitas e estão habilitados a participar desta convocatória estudantes matriculados em Instituições de Ensino Brasileiras com curso correspondente a área de Artes e Humanidades no período de 29 de junho a 30 de julho de 2017. Haverá o direito de prorrogação do prazo pela equipe do projeto.
1.2. A inscrição será feita exclusivamente em ficha de inscrição disponível em http://novaspoeticas. wordpress.com junto ao currículo do artista e deverá ser enviada para o email: projetonovaspoeticas@gmail. com
1.3 Sabendo que as artes visuais constituem um amplo campo de manifestações, quem se inscrever nesta chamada terá ampla liberdade quanto às linguagens da arte contemporânea, sendo considerado que os trabalhos selecionados serão apresentados na Galeria Cañizares, em Salvador, Bahia.
1.4 O Artista poderá inscrever até 3 trabalhos, podendo ser selecionado um ou mais pela comissão curatorial do programa.
1.5 Na inscrição de trabalhos de coletivos de artistas, apenas um membro deverá constar como responsável pela inscrição, sendo identificado como representante do grupo.
1.6 Os trabalhos deverão ser apresentados completos no ato da inscrição, não sendo permitido alterações ou complementações fora do período de inscrições.
1.7 Os artistas participantes do programa de exposição NOVAS POÉTICAS 2017 deverão concordar com a possibilidade de venda das obras selecionadas.
O valor das obras será negociado e definido caso a caso, levando em conta práticas de mercado, o estágio da carreira do artista, e a avaliação da obra pela comissão de seleção do programa de exposição NOVAS POÉTICAS 2017, podendo o artista aceitar o valor destinado a venda da obra ou não.
1.8 A venda das obras selecionadas para a exposição será feita sob acordo e contrato pré-estabelecido com valor de 50% para o artista e 50% para a Assemblage, empresa produtora do projeto e habilitada para venda de obras de arte. Os valores servirão como suporte e manutenção da produção do projeto em geral e da exposição.
1.9 Na inscrição dos trabalhos deverão conter: a) ficha de inscrição devidamente preenchida; b) breve texto introdutório sobre o trabalho e técnicas utilizadas; c) memorial descritivo técnico sobre a montagem do trabalho; d) no caso de trabalhos em vídeo ou performance, descrever os materiais necessários e utilizados na realização; e) currículo resumido do artista.

2 . SELEÇÃO
2.1 A seleção será realizada por uma comissão de seleção composta por até 5 membros convidados, jovens curadores, críticos e artistas.
2.2 A comissão de seleção do programa de exposição NOVAS POÉTICAS 2017 não irá aceitar as inscrições que não estejam de acordo com os termos e condições da presente convocatória.
2.3 Os critérios norteadores da seleção dos artistas contemplados para esta convocatória são:
a) qualidade e excelência dos trabalhos;
b) qualidade artística e poética, ineditismo da proposta e coerência conceitual;
c) clareza na descrição dos trabalhos inscritos;
d) viabilidade de montagem;

2.4 O resultado do processo seletivo será divulgado no site http://novaspoeticas. wordpress.com até 15 de agosto de 2017. Todos os artistas selecionados serão comunicados por e-mail ou telefone.

3. MONTAGEM
3.1 Caberá exclusivamente à Comissão Curatorial as decisões de ordem conceitual, de expografia e montagem da exposição NOVAS POÉTICAS 2017.
3.2 As obras selecionadas serão montadas pela equipe de produção deste projeto, podendo ser acompanhada pelos artistas selecionados.
3.3 Equipamentos eletrônicos e demais materiais necessários à apresentação das obras, como molduras, ampliações, chassis e demais materiais serão fornecidos pelos artistas, sendo de sua total responsabilidade.
3.4 Todo e qualquer custo referente ao envio e devolução de obras é de responsabilidade do artista. A produção do evento irá auxiliar os participantes.
3.5 Projetores e aparelhos reprodutores de vídeo poderão ser fornecidos pela produção do projeto para trabalhos em vídeo.
3.6 Os objetos artísticos que utilizem instalações ou intervenções deverão vir acompanhados de desenhos esquemáticos, representações gráficas e explicações sobre montagem e manuseio.

4. A EXPOSIÇÃO
4.1 A exposição do programa de exposição NOVAS POÉTICAS 2017 será realizada durante o mês de setembro de 2017 na Galeria Cañizares em Salvador (BA), podendo ser alterado o local pela produção do evento em aviso oficial.
4.2 Trabalhos selecionados e expostos somente poderão ser comercializados e retirados do local após o término da exposição.
4.3 O programa de exposição NOVAS POÉTICAS 2017 não se responsabiliza por quaisquer danos causados às obras durante todo o período de exposição, sendo oferecida as condições minímas de preservação das obras e do local onde acontecerá a exposição.

5. DIVULGAÇÃO
5.1 A produção do material gráfico da exposição será realizada sem qualquer custo ao artista. O programa de exposição NOVAS POÉTICAS 2017 se responsabiliza pela divulgação da exposição através de material gráfico impresso e online.
5.2 O artista deverá deter os direitos de imagens das obras expostas ou fornecidas para divulgação.
5.3 Os artistas selecionados licenciam automaticamente seus direitos autorais à produção do evento para possível reprodução das obras com fins de divulgação em formato impresso, online e na imprensa.

6 . DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1 Esclarecimentos sobre esta convocatória serão prestados pelo email: projetonovaspoeticas@ gmail.com
6.2 O ato de inscrição implica a automática a plena concordância com todos os termos desta convocatória.

6.3 As decisões da Comissão de Seleção/Curadoria serão definitivas e irrecorríveis.

|
Mais informações:
www.novaspoeticas.wordpress.com
   
CRONOGRAMA
Término das inscrições
29 de Julho de 2017