destaques
conteúdo
publicidade
supernova
  • O goiano Siron Franco é o mais novo artista representado pela Galeria Marcelo Guarnieri! Parabéns aos dois! Um grande artista em uma grande galeria!
  • Wlademir Dias Pino, um dos precursor do movimento Poesia Processo, vai ganhar individuais no Centre Pompidou e no Reina Sofia, em 2018.
  • A conta no Instagram do portal Mapa das Artes (www.instagram.com/mapadasartesoficial/) atingiu hoje, 8/12/17, sexta-feira, a marca de 7.000 seguidores. São mil novos seguidores em 40 dias! E isso sem fazer qualquer campanha pra bombar assinaturas ou comprar lista de assinantes...
  • O príncipe saudita Bader bin Saud bin Mohammed bin Abdulaziz bin Saud bin Faisal bin Turki Al-Saud é o comprador do quadro “Salvator Mundi”, de Leonardo da Vinci, a obra de arte mais cara da história, leiloada em 15/11/2017 na Christie’s, em NY, por US$ 450,3 milhões. As informações são do jornal “The New York Times”. Para poder dar lances no leilão, Bader, assim como todos os outros licitantes, teve que fazer um depósito prévio de US$ 100 milhões. O museu Louvre de Abu-Dhabi, inaugurado em novembro, postou em sua página no Twitter que a pintura de Da Vinci irá para lá.
  • A Galeria Superfície, de Gustavo Nóbrega, estará em obras para ampliação de seu espaço em janeiro e fevereiro de 2018. Além do térreo, vai pegar mais um andar no prédio na r. Oscar Freire. A obra ficará por conta do escritório de arquitetuta MNMA.
  • A 9ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria recebeu 154 inscrições (queda de 21% no número de inscritos em relação à 8ª edição!!! É a crise!). As inscrições vieram 11 Estados mais Distrito Federal. São Paulo compareceu com 87 artistas, sendo 64 da capital, 15 do interior, 7 da Grande São Paulo e um do litoral. Rio de Janeiro enviou 33 inscritos (28 da capital, três de Niterói, um da Baixada Fluminense e um do interior do RJ). Em seguida, vieram Minas Gerais (11 inscrições, nove de BH, uma de Nova Lima e uma do interior), Paraná (6, quatro de Curitiba), Distrito Federal (cinco de Brasília), Rio Grande do Sul (quatro de Porto Alegre), Goiás (duas) e SC, ES, BA, CE e MA (uma cada).
  • Nesta 9ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, o curador Cauê Alves repetiu o feito do ano passado e foi conquistou novamente o posto de curador preferido pelos postulantes ao Salão, ao ser mencionado por 11 dos artistas inscritos (votação opcional). Agnaldo Farias ficou em segundo lugar com dez indicações. Paulo Miyada e Marcelo Campos vieram em seguida, com oito indicações cada. Mario Gioia foi indicado seis vezes e Eder Chiodetto, cinco. Outros 112 nomes foram mencionados nas fichas de inscrição. A indicação de até três curadores na ficha de inscrição foi opcional e espontânea.
  • A galeria paulistana Zipper repetiu o feito dos três anos anteriores e continua sendo a preferida entre os 154 artistas inscritos agora na 9ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria. A Zipper recebeu 40 votos opcionais e espontâneos. A Casa Triângulo ficou em segundo lugar e obteve 30 menções. Em seguida veio a Vermelho (21 menções); Millan e Mendes Wood DM (12 menções cada), Nara Roesler (10); Luisa Srina (8); Fortes D’Aloia & Gabriel (ex-Fortes Vilaça) e Sancovsky (7 cada). Cada artista poderia indicar três galerias de sua preferência. Outras 33 galerias foram citadas na enquete opcional e espontânea.
  • Gabba Gabba Hey! A artista plástica alemã Hito Steyerl, considerada a personalidade mais poderosa das artes em 2017 pela revista “Art Review”, está entre nós!. Pelo menos em obra, já que seu vídeo “Guards” (2012) está na Trienal Frestas, em cartaz no Sesc Sorocaba. É a primeira vez em 16 anos, que a compilação “The Power 100” tem uma mulher no topo! A galerista Luisa Strina é melhor colocada entre brasileiros (subiu de 57ª em 2016 para 49ª). Com curadoria de Daniela Labra, a mostra “Frestas Trienal de Artes: Entre Pós-Verdades e Acontecimentos” fica em cartaz até 3/12/17. Sorocaba fica a cerca de uma hora e meia da capital... É bem mais perto que Miami, Kassel, Veneza, NY, Londres...
  • O circuito das artes (e o Centro de São Paulo) sofreu mais um golpe! A loja de materiais artísticos Casa do Artista fechou as portas de sua filial na r. Major Sertório, 447, na Vila Buarque. De agora em diante só atende nos Jardins (al. Itu, 1.012) ou no site www.acasadoartista.com.br.