destaques
conteúdo
publicidade
supernova
  • A conta no Instagram do Mapa das Artes (@mapadasartesoficial) atingiu hoje, 15/7/18, a marca de 14 mil seguidores! São mil novos seguidores em 22 dias... E mais! Conseguiu alcançar a marca de 0,01% dos seguidores da campeã @selenagomez (que hoje tem 138.903.893 seguidores), como era o objetivo colocado há 30 dias... No mês passado, o percentual do Mapa em relação à Selena era de apenas 0,0093%!
  • O Mapa das Artes, assim como o Fórum Permanente, apoia o Fórum Brasileiro Pelos Direitos Culturais E OAB/SP na manifestação em São Paulo contra a MPB481. A manifestação será contra a diminuição do repasse à cultura presente na MP 841. Pela MP, haverá redução de 3% para 0,5% das loterias federais ao Fundo Nacional da Cultura. O ato de repúdio está marcado para próxima quarta-feira, dia 4, às 19h, no TUCA, Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes, São Paulo. Em agosto de 2017, o Conselho Federal da OAB entrou com uma ação civil pública na Justiça de Brasília, para a regularização do repasse dos 3% das loterias para o Fundo Nacional de Cultura, inspirada na agenda e nos propósitos do Fórum Brasileiro
  • Bomba! Bomba! Bomba! Depois de 21 anos de atividade, a histórica galeria de arte nova-iorquina Cheim & Read, de John Cheim e Howard Read, vai fechar seu espaço em Chelsea e se transformar em um escritório de arte dedicado apenas ao mercado secundário e projetos especiais! Realmente é o final dos tempos! A Cheim & Read representava artistas como Jenny Holzer e Sean Scully, e era presença garantida nas maiores feiras de arte do mundo.
  • Save the date! Depois de alguns anos de ausência do Brasil, a curadora mexicana Magalí Arriola, que é admiradora da obra de Tunga, voltará ao Brasil às vésperas da Bienal de São Paulo. Vai ocupar todos os espaços da Galeria Luisa Strina com uma mostra coletiva, a partir de 21/8. Tomara que fique para a Bienal e assim possa rever os amigos e acompanhar toda a programação paralela à Bienal.
  • O galerista Oscar Cruz cumpriu o que disse ao Mapa das Artes havia um ano e mudou o status de sua galeria. Em palavras chulas, não representa mais artistas e nem realiza exposições... Mas vai continuar no mercado. “Vou trabalhar como escritório de arte, não vou fazer mais exposições e vou morar entre a Europa e o Brasil”, disse.
  • O curador mexicano Pablo León de la Barra (1972) é o novo agregado da equipe da Semana de Arte, megaevento artístico paulistano conduzido pelos galeristas Luisa Strina e Thiago Gomide, pelo curador Ricardo Sardenberg e pelo empresário cultural Emilio Kalil. Sua 2ª edição acontecerá de 31/8 a 3/9/18, no Pavilhão das Culturas Brasileiras. De la Barra é curador de arte latinoamericana no Solomon R. Guggenheim Museum (NY). Foi curador-chefe do MAC Niteroi, dirigiu a Casa França Brasil, fundou e co-curou as duas primeiras edições da Bienal Tropical de San Juan (Porto Rico, 2011 e 2016), co-curou o SITE Santa Fé Biennial (Novo México, 2016) e curou o pavilhão mexicano na Bienal de Veneza em 2017.
  • A Miss Simpatia Rio de Janeiro Maria Cristina Magalhães Pinto acaba de anunciar seu desligamento da carioca Galeria Mul.ti.plo. Escreveu que vai seguir um novo caminho e se dedicar a um projeto de vida pessoal... O Mapa das Artes não gostou nada dessa notícia...
  • O júri do Prêmio Pinchuk de Arte da Geração Futura, no valor de US$ 100 mil, dado a um artista com menos de 35 anos, acaba de ser anunciado e inclui a curadora do MOCA, Helen Molesworth, o curador do Guggenheim Pablo León de la Barra, o diretor artístico da Royal Academy, Tim Marlow, a curadora-chefe de Pompidou, Christine Macel, e o presidente da Fundação de Arte de Sharjah, Hoor Al Qasimi.
  • A artista plástica Lina Wurzmann não faz mais parte da organização da Feira Parte. De acordo com a ex-sócia Tamara Perlman, Lina continua a atuar pontualmente na feira, como fez recentemente na edição do evento em Belo Horizonte. A feira paulistana continua sob direção Carmen Schivartche e Tamara Perlman.
  • A edição 2019 da feira SP-Arte já tem data marcada. Acontece entre 3 a 7/4.